terça-feira, 25 de janeiro de 2022

Israel4001 - Action Nights / Comedy Nights / Freaky Nights / Séries: chamada

Chamada da sessão 'Action Nights', que exibe filmes de ação com muita luta, todas as sextas no canal MaxPrime.

Chamada da sessão 'Comedy Nights', que exibe grandes comédias, todas as terças no canal MaxPrime.

Chamada da sessão 'Freaky Nights', que exibe filmes de suspense e terror, todas as segundas no canal MaxPrime.

Chamada da faixa de séries, exibida todas as quartas no canal MaxPrime.

todos los lunes - toda segunda - every Monday

todos los martes - toda terça - every Tuesday

todos los viernes - toda sexta - every Friday

todos los miércoles - toda quarta - every Wednesday

Israel4001 - chamada Prime Actors: MaxPrime

 Chamada da sessão 'Prime Actors', que exibe filmes que têm como protagonistas os grandes atores do cinema mundial, todas as quintas no MaxPrime.

todos los jueves - toda quinta - every Thursday

Israel4001 - chamada Prime Hits: MaxPrime

 Chamada da sessão 'Prime Hits', que exibe filmes de grande repercussão mundial, todos os sábados no canal MaxPrime.

todos los sábados - todo sábado - every Saturday

domingo, 16 de janeiro de 2022

Hem ou hein? Tanto faz.

 Hem? Hein? A interjeição tem as duas grafias. Você decide. Errado mesmo é heim e hen. Em é usado só como preposição.

São usadas para indicar espanto e indignação (Eu, hein?), quando não se entende ou não se ouve o que foi dito (Hein? Repete novamente!) ou para reforçar uma pergunta (Tá namorando, hein?)

5 dicas - plural dos compostos

 A língua é diversificada como os falantes. Pra satisfazer a gregos, troianos e baianos, criou formas de nomes compostos. O plural depende da formação de cada uma delas. Desvendado o mistério, adeus, dúvida.


Um


Não varia o substantivo formado por palavras invariáveis ou o que tiver o último elemento já no plural: os leva e traz, os diz que diz, os faz de conta, os bota-fora, os topa-tudo, os ganha-perde, os pisa-mansinho, os saca-rolhas, os salva-vidas.


Dois


Só o primeiro elemento vai para o plural se preposição ligar as palavras: pés de moleque, pernas de pau, joões-de-barro, mulas sem cabeça, câmaras de ar, pães de ló, fogões a gás, estrelas-do-mar.


Quando o segundo elemento estiver no plural, mantém-se o plural dele e flexiona-se o primeiro se for flexionável: mestres de obras.


Três


Ambos os elementos vão para o plural se os dois forem variáveis: cirurgiões-dentistas (ou cirurgiães-dentistas), tenentes-coronéis, águas-fortes, barrigas-verdes, cartões-postais, altos-relevos, más-línguas, baixos-relevos, redatores-chefes, segundas-feiras, primeiros-ministros, pesos-penas, meios-termos, os surdos-mudos.


Quatro


Se, havendo dois substantivos, o segundo der ideia de finalidade, semelhança ou limitar o primeiro, impera a dose dupla – flexiona-se o primeiro ou os dois. É acertar ou acertar: vale-transporte (vales-transporte, vales-transportes), vale-refeição (vales-refeição, vales-refeições), pombos-correio (pombos-correio, pombos-correios), salário-família (salários-família, salários-famílias), caneta-tinteiro (canetas-tinteiro, canetas-tinteiros), café-concerto (cafés-concerto, cafés-concertos), papel-moeda (papéis-moeda, papéis-moedas), peixe-espada (peixes-espada, peixes-espadas), carro-bomba (carros-bomba, carros-bombas), postos-chave (postos-chave, postos-chaves), elemento-surpresa (elementos-surpresa, elementos-surpresas), país-símbolo (países-símbolo, países-símbolos), decreto-lei (decretos-lei, decretos-leis), homem-rã (homens-rã, homens-rãs). 


Olho vivo


 Na nossa linguinha de todos os dias, qualquer palavra pode virar substantivo. Vestir, por exemplo, é verbo (eu visto, ele veste). Mas, se antecedido de artigo, pronome ou numeral, vira substantivo (o vestir, aquele vestir, dois vestires). É o que se chama de derivação imprópria.


Na substantivação do adjetivo composto, observa-se a regra do adjetivo composto – só o segundo se flexiona: os ibero-americanos, os nipo-brasileiros, os social-democratas, os liberal-socialistas, os maníaco-depressivos.


Cinco


Só o último elemento vai para o plural em três casos:


se apenas o primeiro for invariável: arranha-céus, guarda-roupas, beija-flores, vice-governadores, sempre-vivas, vira-latas, abaixo-assinados, caça-níqueis, ave-marias, salve-rainhas, alto-falantes, mal-humorados, recém-nascidos, ex-namorados;

se o substantivo for formado por elementos onomatopaicos ou palavra repetida: bem-te-vis, tico-ticos, reco-recos, quero-queros, quebra-quebras, tique-taques;

se primeiro elemento for redução de um adjetivo: bel-prazer (bel-prazeres), grã-duquesa (grã-duquesas), grão-mestre (grão-mestres), grã-fino (grã-finos).

Os elitistas


Cuidados com os rebeldes. Os arco-íris, os bem-te-vis, os mapas-múndi não se enquadram em nenhuma regra.