terça-feira, 7 de fevereiro de 2023

Ricardo Coutinho registra Antônio Barbosa como vice, e PT compõe duas chapas para Prefeitura de João Pessoa

 O candidato a prefeito de João Pessoa pelo PSB, Ricardo Coutinho, registrou a candidatura junto à Justiça Eleitoral com o nome de Antônio Barbosa (PT) como candidato a vice-prefeito. Com esse registro, o Partido dos Trabalhadores compõe duas chapas majoritárias à Prefeitura de João Pessoa - considerando a formada por Anísio Maia (PT) e Percival Henriques (PCdoB) -, o que não é permitido pela legislação eleitoral. Ambas as candidaturas ainda aguardam julgamento.


O chefe do cartório da 64ª Zona Eleitoral de João Pessoa, Ederson Araújo, explicou que o caso se trata de uma dissidência partidária e apenas uma das candidaturas vai poder ser confirmada pela Justiça Eleitoral.


Como a candidatura de Anísio Maia (PT) foi registrada primeiro junto ao Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o prazo para o julgamento do caso dele se encerra antes, no sábado (26), mas a decisão já deve levar em consideração essa dissidência causada pelo registro das duas candidaturas.


Em caso de impugnação pelo juiz, a chapa terá sete dias para contestar. Em seguida, é dado um prazo de mais dois dias para o Ministério Público Eleitoral se manifestar. Depois, o juiz tem três dias para tomar uma decisão.


O magistrado que vai ficar responsável pelo caso é o juiz eleitoral Flávio Leandro de Alencar Cunha, da 64ª Zona Eleitoral.


PT X PSB

A discordância entre PT e PSB começou depois do anúncio da candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) a prefeito, durante convenção realizada no mesmo dia da do PT, que já havia anunciado a pré-candidatura de Anísio Maia (PT).


Com a candidatura do socialista, o diretório nacional do Partido dos Trabalhadores interveio e decidiu apoiar Ricardo Coutinho. A decisão foi oficializada em uma nota publicada na quinta-feira (17) pela deputada federal Gleisi Hoffmann, que é a presidente nacional da legenda.


Apesar da decisão, o diretório municipal do PT mantém firme sua intenção de insistir na candidatura própria do deputado estadual Anísio Maia.


Durante a convenção, o PSB não anunciou o nome de um vice, mas na ata registrada junto à Justiça Eleitoral, foi comunicado o nome de Paula Frassinete (PSB), para uma chapa “puro sangue”. Dias depois, no entanto, ela desistiu da candidatura alegando problemas de saúde.


Com o registro da candidatura com a presença de Antônio Barbosa (PT) na chapa, a polêmica se agrava, uma vez que a Justiça Eleitoral não permite que um partido esteja em duas chapas majoritárias diferentes em uma mesma cidade.


Na ata da convenção do PSB, se previa a possibilidade de coligação com o PT e com o PCdoB. Porém, na candidatura registrada no TRE, o PCdoB não aparece na composição da coligação.

PT compõe duas chapas à Prefeitura de João Pessoa: de Anísio Maia (PT) com Percival Henriques (PCdoB); e de Ricardo Coutinho (PSB) com Antônio Barbosa (PT) 

Foi por meio de um comunicado enviada à Justiça Eleitoral que a direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) decidiu oficializar o nome de Antônio Barbosa como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-governador Ricardo Coutinho à Prefeitura de João Pessoa.



No documento, a presidente da legenda, a deputada Gleisi Hoffman informa que, considerando a renúncia da candidata a vice indicada pelo PSB, Paula Frassinete, coube ao PT, a indicação de Antônio Barbosa Filho como candidato a vice na coligação“A FORÇA DO POVO”, composta em João Pessoa pelo PT, PSB e PC do B*

“Em consequência, providências para o fim de direito, deixando registrado que deliberações realizadas lei e contra o estatuto não serão validadas. Pelo exposto requer registro e comunicações de estilo”, diz o documento.

De Brasília para João Pessoa.


O documento já está no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da Paraíba e é assinado pela presidente do partido, Gleisi Hoffmann.

O ex-governador Ricardo Coutinho (PSB) registrou sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (24), para disputar à Prefeitura de João Pessoa. Antônio Barbosa (PT) foi registrado para compor a chapa como candidato a vice-prefeito.

O PSB registrou nesta quinta-feira (24) a candidatura do ex-governador Ricardo Coutinho, a prefeito de João Pessoa, pela Coligação ‘A Força do Povo’ (PSB/PT). O vice na pretensa chapa é o petista Antônio Barbosa.

Com isso, segundo o blog da jornalista Sony Lacerda, o PT passa a constar ‘oficialmente’ em duas coligações, já que registrou o deputado Anísio Maia como candidato a prefeito da Capital, com a Coligação ‘Unidos por João Pessoa’ (PT/PCdoB). O vice é Percival Henriques. 

Ricardo Coutinho (PSB) registrou a sua candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira (24), para disputar à Prefeitura de João Pessoa. Antônio Barbosa (PT) também foi registrado para compor a chapa como candidato a vice-prefeito.

O registro acontece após impasses dentro do PT sobre apoio ao ex-governador Ricardo Coutinho. O impasse começou na última quarta-feira (16), quando o PT de João Pessoa homologou o nome de Anísio Maia para prefeito e a presidência nacional do partido interveio oficializando apoio a RC.

A Direção Nacional do PT confirmou o nome de um dos fundadores do Partido na Paraíba, nesta quarta-feira (23).

Ricardo Coutinho é casado e farmacêutico. Já foi vereador, deputado estadual, prefeito e governador da Paraíba. Antônio Barbosa é casado, advogado e um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores na Paraíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Commented