terça-feira, 29 de setembro de 2020

O que um leigo não pode fazer na Missa?

 O leigo não pode fazer as orações presidenciais (a oração do dia - coleta, a oração sobre as oferendas e a oração depois da comunhão).


O leigo não pode simular sacramento (celebrar no lugar do padre).

O leigo não pode distribuir a sagrada comunhão, a menos que seja delegado de modo extraordinário para auxiliar o sacerdote a cujo ministério está ordenada esta função.


O leigo não pode apresentar o cálice durante a doxologia (Por Cristo, com Cristo em Cristo..).

O leigo não pode apresentar âmbulas ou hóstias durante a doxologia.

O leigo não pode proclamar o evangelho na missa.

O leigo não pode fazer a homilia. A ele cabe apenas uma reflexão da Palavra.

O leigo não pode rezar o embolismo nem a oração da paz junto com o Padre (Livrai-nos de todos os males… Senhor Jesus Cristo dissestes aos vossos Apóstolos…).

O leigo não pode rezar nenhuma parte da oração Eucarística que é reservada ao sacerdote, com exceção das respostas que são próprias de cada oração. A mesma começa no diálogo inicial “O Senhor esteja Convosco. Ele está no meio de nós” e prossegue até o Amém da doxologia (Por Cristo, com Cristo em Cristo…).

O lugar do leigo é na assembléia e não no presbitério. A menos que tal leigo seja o acólito que auxilia o sacerdote junto ao altar.

Os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística não são acólitos.

Os acólitos possuem funções próprias. A função do MECE é somente de auxiliar o sacerdote na distribuição da comunhão e, eventualmente, preparar alfaias e vasos sagrados para a missa caso não haja sacristão na Igreja.


Espero ter podido contribuir para uma melhor participação ativa e de fato frutuosa na celebração eucarística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Commented