quinta-feira, 15 de outubro de 2020

27/07, 19/08 e 09/09 - Sequência do plano Novo Normal PB

 A partir desta segunda-feira (27), bares, restaurantes e também das academias de atividades físicas de João Pessoa podem voltar a funcionar, mas com algumas restrições. Bares e restaurantes vão ter horários específicos para abrir e as academias só devem funcionar limitados à 50% de sua capacidade de atividade.


Conforme anúncio do prefeito de João Pessoa na última sexta-feira (24), os bares e restaurantes podem funcionar no horário de café da manhã entre 7h e 10h, almoço entre 12h e 16h, e no horário de jantar entre 18h e 22h, todos até o último cliente. A medida se estende a outros estabelecimentos de gastronomia, como lanchonetes, pizzarias, espetinhos, docerias e cafeterias. De acordo com a prefeitura, apesar da reabertura, estão proibidas as apresentações musicais e artísticas ao vivo nos bares, restaurantes e estabelecimentos do segmento.


Luciano Cartaxo explicou que as praças de alimentação seguem fechadas nos shoppings e que as regras para bares e restaurantes nesses espaços são para estabelecimentos que têm mesas e cadeiras próprias, que devem seguir os horários determinados para almoço e jantar, mas apenas até o fechamento dos shoppings. Nos demais que usam o espaço das praças, segue a regra de retirada de pedidos e delivery.


Ficam proibidos os sistemas de rodízio, buffet exposto e o self service só poderá funcionar com protetores e sendo servidos por atendentes do próprio restaurante.



Os quiosques e bares da área da orla de João Pessoa também estão autorizados a funcionar no mesmo modelo dos bares e restaurantes, respeitando os mesmo horários, mas proibidos de colocar mesas e cadeiras nas faixas de areia das praias urbanas da capital paraibana.


As academias de musculação e demais atividades físicas também estão liberadas a voltar na quarta fase do plano de flexibilização, mas com a limitação de 50% da capacidade individuais dentro de cada academia, respeitando também o agendamento por parte dos clientes e sem aulas coletivas de atividades como dança. As etapas anteriores tinham autorizado as atividades em ambiente externos.


Outra liberação feita pontualmente pela Prefeitura de João Pessoa foi a liberação das aulas práticas e laboratoriais para estudantes de faculdades particulares que estão em conclusão de curso, que precisam apenas cumprir requisitos de aulas presenciais para concluir os estudos de nível superior.


Teatros, cinemas, museus e a faixa de areia das praias de João Pessoa, incluindo o estacionamento da orla da capital paraibana, seguem fechados nesta etapa da flexibilização. Da mesma forma segue proibido o banho de mar nas praias de João Pessoa. As aulas em escolas municipais e privadas também segue sem previsão de retorno. O estacionamento só será permitido para deficientes físicos até segunda ordem.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), anunciou nesta quarta-feira (19) uma nova fase de flexibilização das atividades na capital. A partir de sexta-feira (21), o comércio varejista poderá funcionar com ampliação de duas horas no horário, das 9h às 17h. E a partir desta quinta-feira (20) a faixa de areia da praia e o banho de mar estão liberados. Os transportes públicos voltam a funcionar ao domingos e feriados.


Apesar das liberações, o prefeito orienta que as pessoas devem evitar aglomerações. A fiscalização para evitar a junção de muitas pessoas continua como medidas preventivas à propagação da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus.


Detalhes da 4ª etapa de flexibilização em João Pessoa — Foto: Reprodução/PMJP

Detalhes da 4ª etapa de flexibilização em João Pessoa — Foto: Reprodução/PMJP



Veja as medidas da nova etapa de flexibilização

A partir de quinta-feira (20)


Banho de mar;

Utilização da faixa de areia da praia;

Realização de passeios turísticos;

Atividades esportivas;

Escolinhas de esporte para crianças a partir de 12 anos, sem torcida;

Atividade esportiva na faixa de areia;

Música ao vivo individual em bares e restaurantes;

Funcionamento de restaurantes dentro dos shoppings de João Pessoa até as 22h. As lojas seguem funcionando até as 20h.

A partir de sexta-feira (21)


Aumento de duas horas no horário de funcionamento do comércio.

Os shopping centers e centros comerciais do Bairro dos Estados poderão modificar seu horário de funcionamento, ficando de 10h às 18h.

A partir de 1º de setembro


Casas de eventos e festas poderão começar a funcionar com 50% da capacidade. Para isso, deve-se respeitar o distanciamento de 2 metros entre as mesas, disponibilização de álcool gel, serviços somente à francesa (empratados ou volantes), individualizados e observando demais exigências estabelecidas em normas complementares da Secretaria Municipal de Saúde.

Protocolos de flexibilização por setores em João Pessoa — Foto: Divulgação/PMJP

Protocolos de flexibilização por setores em João Pessoa — Foto: Divulgação/PMJP


O prefeito Luciano Cartaxo também anunciou que o desfile de 7 de setembro está suspenso e só será realizado novamente em 2021, bem como os eventos comemorativos em alusão ao Dia da Independência do Brasil. A TV Câmara transmitirá uma reprise da edição de 2019.


Sobre o retorno das aulas presenciais e o funcionamento de cinemas, museus e teatros, ainda não há definições sobre o assunto. As novas medidas seguem o quadro evolutivo de recuperação da cidade no que diz respeito à Covid-19, apesar de ser importante manter o isolamento social na medida do possível e só sair de casa quando realmente for necessário.



O número médio de casos diários não tem aumentado ao longo das etapas de flexibilização, de acordo com a prefeitura da capital, e a ocupação dos leitos de UTI atingiu o menor patamar nesta terça-feira (19) desde abril, estando em 38%. Além disso, João Pessoa registra queda na média diária de óbitos ao longo das etapas da flexibilização e está havendo queda na procura pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).


Outras flexibilizações

No dia 24 de julho, uma edição especial do Semanário Oficial da prefeitura de João Pessoa, autorizou a reabertura dos bares, restaurantes e também das academias de atividades físicas na capital paraibana.


Os bares e restaurantes podem funcionar no horário de café da manhã entre 6h e 10h, almoço entre 12h e 16h, e no horário de jantar entre 18h e 22h. A medida se estende a outros estabelecimentos de gastronomia, como lanchonetes, pizzarias, cafeterias, espetinhos e docerias. O uso de máscaras é obrigatório nos locais, que devem manter a distância de 1,5 metro entre as mesas.


Prefeito de João Pessoa anuncia volta de bares, restaurantes e academias

As academias de musculação e demais atividades físicas também estão liberadas a voltar na quarta fase do plano de flexibilização, mas com a limitação de 50% da capacidade individuais dentro de cada academia, respeitando também o agendamento por parte dos clientes e sem aulas coletivas de atividades como dança.


É obrigatório, no interior das academias, centros de ginástica e estabelecimentos similares, o uso de máscaras por todos os funcionários e alunos durante a permanência no estabelecimento. O distanciamento mínimo nestes espaços deve ser 1,5 metro entre as pessoas e aparelhos.


Também fica autorizada a realização de aulas práticas e de estágio exclusivamente para os alunos concluintes de cursos na área de saúde nas instituições de ensino superior públicas e privadas.



Ainda ficam permitidas, em casos excepcionais e justificados, as viagens de servidores públicos a serviço do município de João Pessoa.

O estacionamento na orla de João Pessoa foi novamente autorizado pela Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) neste domingo (9). Desta forma, fica liberado em definitivo o estacionamento de veículos nas praias urbanas de João Pessoa.


De acordo com a Semob, está permitido o estacionamento em vagas das avenidas Cabo Branco, Almirante Tamandaré, João Maurício e Arthur Monteiro de Paiva, o que vinha sendo proibido desde o último dia 5 de maio, por força do decreto municipal 9.482∕20, que impôs uma série de restrições por conta da pandemia.

Até então, o acesso era reservado para moradores, hóspedes da rede hoteleira, funcionários dos estabelecimentos, veículos de serviço público e deficientes físicos. Os turistas e a população deveriam usar vias alternativas.


A proibição do uso do estacionamento tinha como objetivo desestimular a ida ao local de forma a evitar aglomerações que pudessem facilitar a propagação da Covid-19. A mudança acontece dentro do plano municipal de flexibilização do isolamento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Commented