terça-feira, 9 de junho de 2020

O verbo adequar tem todas as conjugações?

Matéria publicada em 14 de julho de 2013, na página J6, do caderno Concursos & Empregos, do Jornal Correio da Paraíba.

É verdade que, cada vez mais, os candidatos se adéquam às Eleições? Sobre Política, nada sei, porque isso é um curso de gramática; sobre o verbo defectivo “adequar”, discutamos!

Em nossa Língua, os tais verbos defectivos são aqueles que possuem conjugação incompleta, ou seja, não se conjugam em todos os modos, tempos e pessoas. São conhecidas formas verbais que só podem ser conjugadas nas formas arrizotônicas, ou seja, nas formas cuja vogal tônica permanece fora do radical.

Assim sendo, formas verbais como “quero, canto, vendem, feito” são rizotônicas por conterem a sílaba tônica no radical. Por um outro lado, formas como “queremos, cantais, direi, adequamos, adequais” são arrizotônicas por conterem a sílaba tônica fora do radical.

Como? Quer dizer que “adequamos” e “adequais” têm a sílaba tônica fora do radical? Sim! Ao usar a voz alta, veja a força do segundo A nessas duas palavras.

Tradicionalmente, veem os gramáticos o verbo “adequar” como defectivo, já que o seu presente do indicativo só possui as citadas formas arrizotônicas – “adequamos” e “adequais”, e as formas arrizotônicas do presente do subjuntivo 'adequemos' e 'adequeis', o que permite a conjugação das mesmas do imperativo negativo e da primeira do plural do imperativo afirmativo.

Por ora, sabe-se que a defectividade depende do uso e da época (como foi um dia o verbo “competir”). Hoje, “competir” e “repetir” possuem o mesmo parâmetro de conjugação; foi-se a defectividade.

Aqui no Brasil, há a clara tendência linguística para a conjugação completa do “adequar”. De acordo com o dicionário Houaiss, atualmente se vê assim o presente do indicativo, o presente do subjuntivo, o imperativo afirmativo e negativo:

adéquo / adéque / não existe / não existe
adéquas / adéques / adéqua / não adeques
adéqua / adéque / adéque / não adéque
adequamos / adequemos / adequemos / não adequemos
adequais / adequeis / adequai / não adequeis
adéquam / adéquem / adéquem / não adéquem

Os outros tempos são regulares (pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente, futuro do pretérito, imperfeito do subjuntivo, futuro do subjuntivo e infinitivo pessoal), como a conjugação de qualquer verbo terminado em ar, como cantar.

Na visão tradicional (como em documentos oficiais, em artigos científicos, em dissertações de vestibulares, em conversas formais e em textos jornalísticos), nem ele se “adéqua”, nem eu me “adéquo”; usam-se sinônimos: eu me adapto, o candidato se acomoda, o candidato se ajusta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Commented