A confusão que as pessoas fazem ao usar esses dois termos é das mais comuns, mas
basta um pouco de atenção para compreender que ascendência e descendência
são termos opostos.
Ascender é subir e descender é derivado de descer. Sendo assim, meus pais, avós, bisavós etc. são a minha ascendência. A minha descendência são meus filhos, netos, bisnetos e assim por diante.
Ascendência diz respeito à linha de gerações anteriores a uma pessoa ou a uma determinada família. Nesse sentido, podemos afirmar que se trata da origem, ou seja, ascendentes relacionados aos pais, avós, bisavós.
Descendência se refere àqueles que vierem depois de uma determinada pessoa. Representando esse conjunto, aparecem os filhos, netos, bisnetos e assim sucessivamente.
Quando se analisa a representação gráfica de uma árvore genealógica – o apontamento das origens e da sequência de uma família -, percebe-se que, diferentemente de uma árvore normal, que nasce da terra e segue para o alto, uma árvore genealógica nasce do alto e segue em direção oposta, para baixo.
Assim, quando se parte em direção aos antepassados, ascende-se, sobe-se na árvore genealógica; já quando se caminha rumo aos pósteros, descende-se, ou desce-se, quer em linha reta (quando um se origina de outro), quer em linha colateral (quando se verifica a existência de algum relacionamento familiar, mas um não provém do outro).
Podemos mostrar que uma mesma realidade de fato pode ser expressa de dois modos igualmente corretos e que partem de enfoques diferentes:
a) “Mônica tem ascendência italiana”;
b) “Mônica descende de italianos”.
No primeiro caso, consideram-se os ascendentes em relação a ela; no segundo caso, ela é posta como descendente de seus antepassados.
quarta-feira, 26 de julho de 2023
Ascendência ou descendência?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Commented