As equipes de liturgia geralmente preparam uma introdução e comentários. Na introdução buscamos os motivos que nos levam a celebrar: o tempo litúrgico, pessoas, comunidades, aquilo que acontece no pais e no mundo... É importante estarmos bem motivados para celebrar. Muitas comunidades criaram o ministério da acolhida, para receber bem as pessoas, orientá-las se for preciso, da mesma forma como acolhemos bem quem vem à nossa casa. Esse ministério cria um clima de família, e é muito gratificante ser bem recebido, inclusive pelo presidente da celebração.
CANTO DE ENTRADA
Toda a assembleia de pé.
Não é só para acolher o presidente da celebração e os ministros. O canto de entrada deseja criar um clima de festa, de alegria, de família, de fraternidade, de comunhão com Deus e as pessoas. Canta-se de pé. Nas festas, costuma-se fazer a procissão de entrada, com a cruz, o evangeliário (Bíblia), incenso etc. O canto de entrada – como os demais cantos – deve estar sintonizado com o tema do dia.
SINAL DA CRUZ
Idem.
O sinal da cruz é a porta de entrada e de saída da missa. É composto de gesto e palavras. Com ele marcamos nosso corpo, consagrando-o à Trindade santa. Faça-o com respeito e com sentido, pois é o sinal que caracteriza o cristão. Alguns sacerdotes, para ressaltar a importância, gostam de cantá-lo. O gesto é repetido mais vezes ao longo da missa.
SAUDAÇÃO
Idem.
O presidente da celebração saúda a assembléia. É o começo de um longo dialogo que percorre toda a celebração. A saudação normalmente é tirada das cartas do Novo Testamento. A assembléia louva a Deus por tê-la reunido no amor de Cristo.
ATO PENITENCIAL
Idem.
Reunidos em nome da Trindade, pedimos perdão. O ato penitencial é ao mesmo tempo confissão de nossas faltas e profissão de fé na misericórdia divina. Quando queremos dar ênfase a esse gesto, pedimos perdão cantando.
HINO DE LOUVOR
Idem.
É conhecido como Gloria, e seria bom que fosse sempre cantado. É a grande doxologia da Missa. (Doxologia significa louvação). A Liturgia prescreve o Gloria nas festas e solenidades, bem como nos Domingos (exceto Advento e Quaresma). Não se canta nos dias de semana porque cabe ao dia por excelência do encontro com os cristãos: o domingo. É um Hino de Louvor ao Pai por causa de Jesus Cristo, na força do Espírito. De fato, o motivo central da louvação é Jesus Cristo. Não deve ser substituído por nenhum outro canto.
ORAÇÃO CHAMADA “COLETA”
Idem.
É a primeira das três orações ditas “presidenciais”, reservada a quem preside, que a reza em nome da assembléia. Enquanto “coleta”, deseja reunir e unir todos os sentimentos da comunidade que celebra. Depois de dizer “oremos”, o padre faz uma pausa para que cada pessoa coloque diante de Deus as próprias motivações. O “Amem” da assembléia significa que ela está de acordo.
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