domingo, 1 de março de 2020

Jornal Correio da Paraíba - Homem & Mulher - 01 de março de 2020

Homem & Mulher - Paraíba: Domingo, 01 de março de 2020 / H1

Luzes caramelo: 40 fotos para te convencer a iluminar o seu visual

Para quem quer mudar o cabelo, mas sem fazer nada radical, as luzes caramelo são a opção perfeita! Elas renovam o look com discrição e estilo, além de trazerem um iluminado incrível. Veja exemplos e tutoriais para inspirar a sua mudança de visual!

40 fotos de cabelos com luzes caramelo que vão te conquistar
Está pensando em fazer algumas luzes no cabelo? As inspirações abaixo vão te ajudar nessa missão:

1. Um toque de caramelo é simplesmente tudo…

AMBRENCE ATELIER DE COIFFURE

2. A cor traz luz, movimento e um efeito lindo!

HAIR BY ABBY

3. Fica incrível nos cabelos curtinhos

MICAH GIANNELI

4. Nasceu para acompanhar os fios médios

LUCY HALE

5. E destaca cabelos longos como ninguém

BEYONCÉ

6. Casa perfeitamente com cabelos cacheados

JULIANA LOUISE

7. E harmoniza muito com as madeixas lisas

MARI SAAD

H2

Como dobrar camiseta: dicas que vão facilitar a sua vida

Truques simples podem deixar as tarefas de casa mais fáceis quando o assunto é arrumação. Se você tem dúvidas de como dobrar camiseta, prepare-se para algumas dicas práticas que vão te ajudar a deixar as suas camisetas dobradas como uma profissional. Que tal utilizar objetos que já tem em casa para dobrar as camisetas de um jeito superfácil? Veja só:

Como dobrar camiseta: passo a passo
Coloque uma revista na parte de trás da camiseta, logo abaixo da gola;
Dobre as laterais até o centro da revista;
Depois, dobre o comprimento da camiseta, formando um retângulo;
Retire a revista e sua camiseta estará dobrada perfeitamente.
Para que as camisetas fiquem sempre do mesmo tamanho, é importante não trocar o molde. Utilize sempre a mesma revista, livro ou outro objeto retangular para que essa técnica dê certo. Veja, a seguir, outros truques que vão te ajudar a poupar tempo e espaço quando for dobrar qualquer tipo de camiseta.

Outras formas de dobrar camiseta como uma guru da arrumação
Não importa se você quer guardar no roupeiro, na mala, na gaveta, ou se sua camiseta tem um tamanho ou tecido diferente, sempre há uma dica especial para te ajudar a dobrá-la:

1. Como dobrar camiseta em rolinho

Aprenda a dobrar camiseta em rolinho de modo que ela fique firme e não corra o risco de desenrolar, com um truque simples de virar do avesso uma pequena parte da roupa. É fácil e muito útil para guardar em lugares com pouco espaço.

2. Como dobrar camiseta em 1 segundo

Será que é possível mesmo? Sim, esse é um dos modos mais rápidos de dobrar camiseta para quem quer economizar tempo. Ideal para quem tem muitas camisetas e pouco tempo. O truque é simples, é só pegar o jeito que você vai ver como é fácil e rápido.

3. Como dobrar camiseta para viagem sem amarrotar

Não basta apenas tentar fazer todas as roupas caberem na mala. É preciso ter cuidado para que elas não amassem e poupem o espaço necessário. Com as dicas da Sueli, você vai conseguir colocar na mala todas as camisetas que você quer levar na viagem.

H3

Bodas de madeira: inspirações para celebrar os cinco anos de casamento

Após o casamento há muitos motivos para comemorar. Com cinco anos de casados, na chamada bodas de madeira, é possível olhar para trás e relembrar a trajetória da união. O que foi feito nesse período? Pode ter acontecido a conquista da casa própria, o nascimento dos filhos, viagens, festas, enfim, cada casal tem a sua própria história.

Para você as bodas de madeira não podem passar em branco? Você é daqueles que acreditam que tudo que proporciona boas recordações merece ser festejado? Se a resposta for sim, confira, a seguir, a verdadeira definição da data e muitas inspirações para a sua celebração:

Significado das bodas de madeira
Cada boda apresenta um elemento específico, oferecendo à data um valor especial. Quando a união completa cinco anos, é o momento de comemorar as bodas de madeiras. O elemento “madeira” tem forte significado para o relacionamento: esse tempo que percorreram juntos foi suficiente para que se fortalecessem, criando raízes ainda mais profundas para os próximos anos que virão.

Celebrar meia década também é motivo para reflexão. Nesse período em que percorreram diversos momentos da vida, provavelmente passaram por algumas – ou até muitas – dificuldades. Ainda assim, resistiram e continuam casados. Fazendo uma comparação, a madeira também tem esse significado: há fatores externos que podem danificá-la, como fogo ou água em abundância, mas com uma construção sólida ela é capaz de suportá-los.

15 ideias para comemorar suas bodas de madeira
Há muitas opções para você celebrar a data. Se você quer preparar uma surpresa para a pessoa amada, anime-se nestas ideias:

1. Jantar romântico
CASA DA JUH
Jantar romântico é sempre uma ótima pedida. Se, além do cardápio, a decoração também é fundamental para você, use itens que façam referência à data. Você pode usar folhas e até mesmo galhos, elementos que lembram a natureza. Um jogo de talheres de bambu também tem tudo a ver com a ocasião. Para completar, use sousplat e porta guardanapos com esse mesmo estilo rústico.

2. Para uma noite especial, vinho

ÁREA DO VINHO

Que tal degustarem um saboroso vinho para complementar o jantar? A celebração pode ficar ainda mais especial se você escolher uma garrafa com a safra do ano do casamento! Um detalhe que faz toda a diferença são as rolhas: como elas são produzidas com a casca da árvore, tem tudo a ver com a simbologia da madeira.

H4

Sexo no Carnaval: 10 dicas e cuidados para cair na folia em segurança

Sexo é um assunto que sempre ganha destaque durante o Carnaval. Combinar prazer e festa é uma delícia, mas é preciso fazer isso com segurança e respeito. Confira dicas essenciais para fazer sexo no Carnaval e aproveitar a folia da melhor forma!

1. Não esqueça da camisinha

ISTOCK

Pode parecer batido e óbvio, mas é sempre importante lembrar: o melhor sexo é o sexo seguro! Muito além de evitar uma gravidez, a camisinha é sinônimo de saúde e segurança para você e seu parceiro ou parceira.

2. Ter um estoque pode salvar seu sexo
Se seu objetivo é transar no Carnaval, vá preparada e leve várias camisinhas. Assim você não passa vontade e, de quebra, pode ajudar alguma amiga ou amigo que esqueceu!

3. Se ouvir um não, siga o baile

ISTOCK

Uma dica simples, mas muito séria: ninguém tem o direito de forçar ninguém a nada, seja um beijo, um toque ou muito menos sexo. Portanto, se ouvir um não, não insista!

4. Não continue nada se estiver insegura
Do mesmo jeito, se não estiver se sentindo confortável para fazer algo, com alguém ou em algum lugar, lembre-se que você só precisa e deve fazer o que você quiser!

5. Vá para um lugar reservado

ISTOCK

Beijou, o clima esquentou e vocês resolveram transar? Lembre-se de procurar um lugar com mais privacidade para evitar qualquer problema com a polícia ou uma exposição online.

6. Tome cuidado com quem você leva pra casa
Pode ser que você encontre uma pessoa incrível no bloquinho, vocês tenham amigos em comum e ela te pareça superconfiável, mas não dá para esquecer que vocês acabaram de se conhecer. Pela segurança dos seus bens e sua também, o melhor é não levar ninguém desconhecido para o seu apê.

7. Procure um lugar neutro e próximo

ISTOCK

A casa dele ou dela também pode não ser uma boa ideia. O melhor é procurar um local neutro e que não seja muito longe de onde se encontraram, assim vocês conseguem voltar facilmente para a folia se quiserem.

H5

Febre em bebê: um guia completo para tirar todas as suas dúvidas

Febre em bebê é uma das coisas que mais deixam os cuidadores apreensivos e ansiosos. Mas a preocupação é comum e estima-se que 20% a 30% das consultas pediátricas têm a febre como queixa principal.

Segundo a clínica geral Marcia Bahia (CRM-MG 65221), a febre é caracterizada por temperatura axilar acima de 37,2°C (35,8°C ou 38°C, dependendo da referência) e/ou temperatura retal maior que 38°C. A medida retal é a mais precisa, por ter menos influência do meio externo, porém é menos prática e mais invasiva que a axilar.

Guia rápido sobre febre
A febre é um mecanismo fisiológico para combater uma infecção. A criança está com febre se a temperatura axilar está maior que 37,2°C e retal maior que 38°C.
A causa mais comum de febre é infecção ou inflamação. Na maioria das vezes é passageiro. Tende a desaparecer sozinha sem precisar medicar.
Criança com febre fica com o rosto vermelho, coração acelerado, respiração rápida, sente frio e fica abatida. Outros sinais são irritabilidade, falta de apetite e até choro.
A medida da temperatura retal é a mais eficaz, porém é menos prática e pode incomodar mais o bebê.
Mantenha a criança hidratada e em repouso. Vista-a com roupas leves e mantenha o ambiente ventilado. Dê um banho morno e não use álcool na água, pode causar alergia.
Bebê com febre pode dormir. A criança com febre em geral está mais indisposta e o sono é comum.
Vacinas podem causar febre, mas ela costuma ser passageira e pode ser tratada com antitérmicos para conforto da criança.
Em geral a febre associada com a erupção dentária é baixa e sem complicações.
Fique atenta a esses casos emergenciais:

Recém-nascidos de até 28 dias têm indicação clara de internação e investigação imediata da causa da febre.
Em qualquer criança, febre acima de 39,4°C ou temperatura axilar abaixo de 36°C. Quando a febre dura mais que 3 dias, indica possível agente infeccioso bacteriano.
Procure um(a) médico(a) imediatamente se o bebê apresentar outros sintomas, como pescoço rígido, dor de cabeça, dor de garganta e dor de ouvido severa, erupção cutânea inexplicada, vômito repetido e diarreia.

Como identificar a febre em bebês


Pode-se definir febre como a temperatura axilar acima de 37,2°C, ou retal acima de 38°C, sendo que no 3° mês de vida o limite da medição retal atinge 38,2°C. A melhor maneira de identificar a febre em bebês é a medida da temperatura axilar ou retal. No entanto, outros sinais e sintomas podem indicar o estado febril, como irritabilidade, sonolência fora do normal e até choro. Vale ressaltar, contudo, que a febre pode aparecer como um sintoma isolado, sem necessariamente deixar a criança prostrada ou irritada.

A temperatura retal é considerada a mais precisa para aferir a temperatura interna do organismo. Para medir, introduza o termômetro no reto a 5 cm no bebê por dois minutos. A temperatura axilar que, embora não seja tão precisa como a retal, satisfaz plenamente para propósitos clínicos. Para medir, enxugar a axila (se houver sudorese), colocar o termômetro na axila e manter o braço firmemente apertado no tórax por quatro minutos. Em dias muito quentes, fazer a leitura imediatamente após a retirada do termômetro.

+41:​ febre muito alta, em geral associada a um quadro de infecção bacteriana, roséola e outras doenças que necessitam de um cuidado mais próximo ou até internação da criança, pelo risco de desidratação e outras complicações.
39,5 – 41: febre.
37,5 – 39,5: ​hipertermia (ocorre em situações de excesso de agasalho, excesso de calor ambiental e até em alguns casos específicos de desidratação).
36 – 37,5: ​temperatura normal.
– 35: hipotermia
Causas
Causa infecciosa bacteriana: é a causa mais comum de febre em bebês. Caracteriza-se por febre de mais de 39,4°C, especialmente acompanhada de tremores de frio.
Causa infecciosa viral: essa causa é mais prevalente do que a bacteriana. Este tipo de febre pode durar até 3 dias sem risco, pois o adenovírus causa febre um pouco mais prolongada.
Causa por doença reumatológica: uma causa rara.
Após tomar vacina: essa febre é passageira por ser uma resposta imune do bebê à vacina.
Causa por lesão na pele: os bebês também podem desenvolver febres após uma lesão na pele. Isso geralmente significa que há uma infecção.
A febre é um sintoma de uma doença, não uma doença em si. Geralmente as crianças têm febre quando o sistema imunológico está combatendo uma infecção.

Sintomas

ISTOCK



A médica Marcia Bahia diz que o sintoma que define febre em bebês é essencialmente o aumento de temperatura. Outros sinais e sintomas, contudo, podem também estar presentes e indicar a etiologia da febre e suas consequências. Confira abaixo:

Sintomas gripais apontam para uma possível infecção de vias aéreas.
Diarreia e vômitos indicam alterações do trato digestivo.
Rigidez de nuca presente em alguns casos de meningite.
Em relação às alterações fisiológicas do organismo em resposta à febre, o bebê pode apresentar taquipneia (aumento da frequência de respirações), taquicardia (aumento da frequência dos batimentos cardíacos) e sinais de desidratação (urina muito concentrada, baixa de apetite, sonolência, etc).

Casos de emergência
Alguns pais temem que as febres sejam perigosas, mas quase nunca são. Mesmo assim, existem casos em que a febre pode ser um alerta grave para o bebê. Leia abaixo os casos mais comuns:

Febre em recém-nascidos (até 28 dias) – indicação clara de internação e investigação imediata da causa da febre.
Febre acima de 39,4°C ou temperatura axilar abaixo de 36°C.
Quando o bebê apresenta-se toxêmico, que significa irritabilidade alternada com sonolência, apatia, letargia, anorexia, gemência, baixa disposição e fraqueza.
Quando a febre dura mais que 3 dias, indicando possível agente infeccioso bacteriano.
É imprescindível procurar assistência médica em qualquer um desses casos. Chame um médico ou vá imediatamente para um hospital.

Tratamentos
Banho: pode-se recorrer a banhos mornos de imersão por 10 a 20 minutos, deixando-se a água esfriar lentamente, ou fricção delicada com esponja umedecida em água morna, fazendo-se essa fricção em partes sucessivas do corpo num total de 20 a 30 minutos.
Hidratação: estimular a criança a tomar líquidos, principalmente água.
Retirada de agasalhos: utilizar roupas leves, manter o ambiente ventilado. Nas horas mais agradáveis do dia, a criança pode ficar ao ar livre, sem exposição direta ao sol.
Vale destacar que a água fria pode causar calafrios e tremores que, além do desconforto, aumentam a temperatura. Não coloque a criança febril com convulsão na banheira nem adicionar álcool na água. O álcool pode ser absorvido pela pele e causar toxicidade sistêmica e, por isso, nunca deve ser utilizado.

Perguntas frequentes

ISTOCK

Pensando nas dúvidas mais frequentes de mães, pais e cuidadores em relação a febre em bebês, entrevistamos a clínica geral Marcia Bahia (CRM-MG 65221). Leia a entrevista abaixo:

1. Qual a gravidade de um bebê com febre?

É importante salientar que a causa mais comum de febre em bebês acima de 1 mês é viral, a famosa “virose”, que é tratada com medidas e medicamentos que aliviam os sintomas, sendo o próprio corpo do bebê o responsável pela cura da doença. Bebês com febre que apresentam os sinais de alerta descritos acima devem ser encaminhados ao serviço médico para avaliação da etiologia da febre e para realização de exames complementares necessários.


2. Bebê com febre pode dormir? Por quê?



Pode! A criança com febre em geral está mais indisposta e o sono é comum. Deve-se ficar atento a temperatura da criança, porém em casos não graves, nem sempre é necessário acordar o bebê para dar o antitérmico. O maior medo em relação ao sono é sobre a convulsão febril, mas, como dito acima, ocorre em casos específicos e, se um bebê já passou por uma febre acima de 38,7°C e não convulsionou, dificilmente ele apresentará essa alteração.

3. Vacinas podem causar febre nos bebês? Se sim, o que devo fazer?

Podem. As vacinas são pequenos “pedaços” modificados do vírus ou bactéria que geram uma resposta imune no bebê e o deixa capaz de combater essas infecções, caso ele tenha contato com elas algum dia, porém sem gerar a doença em si. Em geral a febre é passageira e sem complicações e pode ser tratada com antitérmicos para conforto da criança.

4. Febre em bebês pode indicar dente nascendo? Se sim, o que devo fazer?

Pode. Estudos mostram que há associação entre febre e dente nascendo, porém em geral essa febre é baixa e melhor acurada pela temperatura retal. Sendo febre um sintoma isolado, junto ao nascimento dos dentes, pode-se tratar o bebê normalmente com antitérmicos, para conforto da criança. Em geral a febre associada com a erupção dentária é baixa e sem complicações.

5. O que fazer se um bebê de 6 meses tiver febre? E de 1 ano?

Crianças de 3 a 36 meses apresentam basicamente as mesmas etiologias infecciosas que cursam com febre, sendo as virais as principais. O passo inicial é sempre tentar confirmar a febre, medindo a temperatura da criança, e medicá-la para conforto. É importante também manter a criança hidratada e oferecer alimentos que ela aceite, mas sem forçar (falta de apetite é comum). Febres de origem viral duram no máximo 3 dias e quase sempre são acompanhadas de um quadro mais leve, sem complicações. Quando a febre ultrapassa 3 dias e/ou a criança tem sinais de alerta, uma investigação mais minuciosa deve ser realizada. É importante que as crianças sempre sejam avaliadas por um médico, para garantia de quadro leve, com avaliação dos sinais vitais e predição de complicações, ou para identificação de quadro grave que necessita de tratamento mais específico. A conduta em relação à febre em bebês depende de vários fatores, como exposição da criança a alguém doente, estado vacinal do bebê, estado imunológico do bebê, resposta à infecção, capacidade de se manter hidratada, entre outros. Nesse ponto, é importante que uma criança com febre nessa faixa etária seja sempre avaliada por um médico.

6. Fale um pouco sobre as consequências da febre, como desidratação e convulsão febril.

A desidratação ocorre com frequência em bebês com febre e deve ser prevenida com a hidratação oral adequada ou mesmo hidratação venosa, quando necessário.

A convulsão febril é um quadro raro, geralmente associado à febre de instalação súbita com temperatura acima de 38,7ºC, em crianças de 6 meses a 3 anos e geneticamente predispostas. Sabe-se que a convulsão febril não acarretam risco de lesão cerebral nos bebês, apesar de ser um evento indesejável.



Como vimos durante o texto, febre significa que o sistema imunológico está trabalhando duro para combater uma infecção. Os cuidadores podem confortar o bebê e tratar os sintomas com as sugestões de tratamento que demos acima. E o mais importante, não medicar sem consultar um médico. Procure seu/sua pediatra, ele é o profissional que saberá melhor te orientar.

H6

30 looks rosa millennial que provam como essa cor é perfeita

Não é de agora que o rosa millennial faz sucesso: a tonalidade começou a chamar atenção por volta de 2017 e, desde então, nunca mais saiu dos holofotes ou das produções mais antenadas. Continue lendo este post para saber um pouco mais sobre a cor e se inspirar com looks bem moderninhos.

O que é rosa millennial
Nada vibrante, o rosa millennial é mais envelhecido, parecido com o Rose Quartz. Ele tem um lindo tom pastel e vai bem tanto em looks femininos quanto em masculinos. É justamente por essa proposta sem gênero que ele tem um apelo forte com o público jovem.

30 looks com rosa millennial
Agora que você já conhece um pouco mais sobre o rosa millennial, confira diferentes formas de utilizá-lo nas suas produções do dia a dia:

1. O rosa millennial é uma cor que veio para ficar

ELIZABETH RAHAJENG

2. Isso porque esse tom pastel é lindo

CAMILA NUNES

3. E fica incrível nos mais diferentes looks

PAULINHA KYRILLOS

4. A cor já foi conhecida também como Tumblr Pink

LU FERREIRA

5. Por fazer parte de boa parte dos looks Tumblr

ANGELICA MIIA

6. O rosa millennial é um queridinho do street style

LISA PRANG

7. E não faltam inspirações para quem curte a cor

ANGELICA MIIA

H7

Coxinha fit: 13 receitas deliciosas para comer sem culpa

A coxinha fit é uma ótima alternativa para quem quer saborear um salgadinho gostoso de forma nutritiva e sem sair da dieta. Ela pode ser feita com massa de mandioca, de batata-doce e até só com recheio. Quer aprender a preparar essa delícia em sua casa? Então confira as opções a seguir:

1. Coxinha fit sem massa

Se você está procurando uma opção low carb, mas muito deliciosa, essa é a escolha perfeita. Além de tudo, essa receita não tem glúten e nem lactose. Ou seja, é perfeita para quem precisa seguir dietas restritivas. Confira o vídeo e faça essa delícia!

2. Coxinha fit de batata-doce e frango

Quem disse que as receitas saudáveis precisam ser complexas? Essa opção de coxinha com frango e batata-doce vai te provar que é possível saborear um salgado bem gostoso e nutritivo sem ter muito trabalho. No vídeo, você pode conferir o passo a passo completo!

3. Coxinha fit de mandioca

Para fazer essa delícia, você vai precisar apenas de mandioca, farinha de aveia, cebola, alho, coentro e peito de frango. Além da lista curta e acessível de ingredientes, o preparo é bem simples e rápido. Ficou curiosa? Então confira o vídeo para aprender a fazer essa coxinha!

4. Coxinha fit de batata-doce


Essa é mais uma opção de coxinha saudável e muito apetitosa. A massa é feita apenas com batata-doce cozida, sal e chia. Muito fácil, não é mesmo? Para deixar a receita ainda mais gostosa, passe o preparo final na farinha de linhaça. Confira todas as dicas e o passo a passo completo no vídeo!

5. Coxinha fit de aveia



Para preparar esse delicioso salgado, você vai precisar de farinha de aveia, leite, sal, manteiga, frango desfiado, requeijão e farinha de rosca. Através do tutorial no vídeo você vai aprender todos os passos para fazer essa coxinha em sua casa. Não deixe de assistir!

6. Coxinha fit low carb

Essa é mais uma opção low carb para você adicionar ao seu cardápio. Ela não leva batata e nem farinha branca, mas mesmo assim é incrivelmente deliciosa. Quer aprender a fazer? Assista ao vídeo e se surpreenda com a facilidade do processo!

7. Coxinha fit low carb com cream cheese

A lista de ingredientes dessa receita não é muito curta, porém vale a pena investir em todas as sugestões para que a coxinha fique perfeita. Além da descrição completa do preparo, você vai conferir no vídeo algumas dicas incríveis para deixar sua receita ainda mais saborosa. Confira!

8. Coxinha fit de batata-doce com requeijão

O preparo dessa opção não é muito diferente das anteriores, mas um ingrediente é adicionado para deixar o salgado ainda mais gostoso: o requeijão! Além de dar mais cremosidade, ele também dá um toque a mais de sabor ao recheio. Veja o vídeo e aprenda a preparar essa deliciosa coxinha!

9. Coxinha fit de batata-doce com inhame

Diferente da maioria das opções, a massa dessa receita é feita com batata-doce, inhame, ovos, tempero e farinha de arroz. Incrível, né? Além de deliciosa, essa massa fica bem colorida e perfeita para servir em ocasiões especiais. Confira o passo a passo completo no vídeo.

10. Coxinha fit de batata-doce assada



Se engana quem pensa que a coxinha precisa ser frita para ficar gostosa. Com esse tutorial, você vai aprender a preparar uma opção assada desse salgado que fica incrivelmente saborosa. Ainda tem dúvidas? Então não deixe de assistir ao vídeo para se surpreender!

11. Coxinha fit de batata-doce com chia

Procurando uma receita bem fácil e nutritiva para fazer no seu dia a dia? Então confira essa delícia! Você vai precisar apenas de batata-doce, sal, chia, farinha de linhaça, frango, cebola, alho e molho de tomate.

12. Coxinha fit de mandioca com aveia

Essa é uma ótima opção para quem não pode consumir glúten. Além disso, ela é extremamente saudável e perfeita para aquelas pessoas que querem saborear algo bem saboroso sem correr o risco de sair da dieta. Confira a receita completa no vídeo e veja como é fácil preparar essa coxinha!

13. Coxinha fit na Airfryer

Se você tem uma Airfryer em sua casa, aproveite para preparar incríveis receitas saudáveis e com muito sabor. O resultado é bem parecido com as receitas feitas do modo tradicional. Dá uma olhadinha no tutorial completo e se surpreenda com todas as dicas!

Depois de saborear um deliciosa coxinha, que tal comer um docinho? Fizemos uma seleção com receitas de bolo de banana fit incríveis e que vão te deixar com água na boca. Não deixe de conferir!

H8

Alimentos low carb: sugestões de consumo para todas as refeições

Provavelmente você já ouvi falar do termo, mas você sabe realmente o que são os alimentos low carb? Nessa dieta, o consumo de carboidratos é reduzido e não excluído. Assim, mais proteínas e gorduras são ingeridas, o que aumenta a saciedade e contribui para um emagrecimento saudável. Confira exemplos de alimentos que se enquadram nessa proposta.

Alimentos low carb para café da manhã

ISTOCK

Adriana Stavro (CRN 43576), nutricionista, pós-graduada em Doenças Crônicas não Transmissíveis pelo Hospital Albert Einstein, comenta que nem tudo o que parece ser low carb é. Até mesmo por isso, o acompanhamento profissional para quem segue uma dieta com baixo consumo de carboidratos é essencial.

Alguns exemplos de alimentos low carb que podem ser consumidos no café da manhã são:

Abacate;
Morango e outras frutas vermelhas;
Pêssego;
Melão;
Coco;
Mexerica e laranja – consumidas com o bagaço
Ovo;
Iogurte;
Queijos;
Castanhas.
A nutricionista comenta que frutas como mamão e banana, por exemplo, podem ser consumidas com farelo de aveia ou semente de chia hidratada para reduzir a velocidade de absorção da frutose. Café e chás sem açúcar também podem fazer parte da refeição.

Alimentos low carb para almoço

ISTOCK

Adriana explica que é interessante dar preferência às proteínas mais magras, como peixes e aves sem pele, e carnes magras (patinho, filé mignon, alcatra). Bons exemplos de alimentos para compor o almoço são:

Veja também
16 receitas de panqueca low carb para uma refeição prática e saborosa
Verduras: acelga, agrião, couve, rúcula, alface, espinafre, escarola, couve-flor, brócolis;
Legumes: abobrinha, tomate-cereja, aipo, pimentão, abobrinha, berinjela, pepino, cebola, vagem, alho-poró, aspargo;
Cogumelos;
Carnes;
Aves;
Peixes;
Ovo;
Quinoa;
Grão-de-bico;
Lentilha.
O azeite extravirgem pode ser utilizado nas preparações ou para temperar as saladas, pois é fonte de gorduras boas, sendo interessante em uma dieta low carb.

Alimentos low carb para lanche

ISTOCK



Algumas frutas, ovo, castanhas, queijos são interessantes para lanches intermediários e as sementes podem incrementar a alimentação.

Sementes: chia, linhaça, de girassol, de abóbora;
Abacate;
Morango;
Pêssego;
Melão;
Coco;
Ovo;
Iogurte;
Queijos;
Castanhas.
Vale sempre usar a criatividade para montar lanches e refeições que sejam diferentes para variar no seu dia a dia.

Alimentos low carb para jantar

ISTOCK

As sugestões para o jantar são basicamente as mesmas que para o almoço e podem incluir:

Verduras: acelga, agrião, couve, rúcula, alface, espinafre, escarola, couve-flor, brócolis;
Legumes: abobrinha, tomate-cereja, aipo, pimentão, abobrinha, berinjela, pepino, cebola, vagem, alho-poró, aspargo;
Cogumelos;
Carnes;
Aves;
Peixes;
Ovo;
Quinoa;
Queijos;
Abacate.
Os alimentos podem ser consumidos e preparados de diferentes maneiras: ovos, por exemplo, podem ser cozidos, feitos como omelete ou ovo mexido. O abacate pode ser preparado como salada ou guacamole e a quinoa pode ser feita como arroz ou salada, entre outras possibilidades.

As quantidades certamente variam de pessoa para pessoa. Por isso, vale lembrar que esses são apenas exemplos de alimentos que cabem em uma alimentação low carb. Para montar um cardápio adequado para suas necessidades é importante consultar um nutricionista. Aproveite e conheça também opções de farinhas low carb.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Commented