1 Canto e Música na Liturgia
Encontro Litúrgico-Musical
Paróquia N. Sra. Aparecida – Passos
Canto e Música na Liturgia
2 E nós cantaremos a mesma canção unidos no mesmo coração!
Refrão meditativo
E nós cantaremos a mesma canção
unidos no mesmo coração!
3 Afinal, cantamos na liturgia?
Cantar NA liturgia
Vira show!!!
Cantar A liturgia
Você faz parte do mistério celebrado
4 A importância dos ministérios litúrgico-musicais
Desafios:
Falta de critérios teológico-litúrgicos na escolha dos cantos e da música para as celebrações
Maneira incorreta de tocar os instrumentos
Falta de entrosamento entre instrumentistas, grupo de cantores, equipe de celebração, assembleia, etc
Cuidado: Não se canta para o povo, mas com o povo
5 Quem canta na liturgia?
Ministros(as) carecem de formação litúrgico-musical básica
Falta de critérios na escolha dos cantos
Maneira incorreta de tocar os instrumentos
Falta de entrosamento: instrumentistas, cantores, assembleia
Não toco ou canto PARA o povo, mas COM o povo
Diversos ministérios...
6 Regente ou animador
“Convém que haja um cantor ou regente de coro para dirigir e sustentar o canto do povo.” (IGMR 104)
Mostrar-se respeitoso, acolhedor
Ensaiar as partes que cabem à assembleia: refrões, aclamações, “ordinário da missa” etc, antes da celebração
Nunca diga: esse canto é difícil, feio...
Expressão facial alegre e incentivadora
7 Coral
Porção da assembleia dos fiéis que desempenha papel litúrgico particular
Cantos que nunca devem ser executados apenas pelo coral: “Glória” e “Santo”
Desafio: Corais especializados
8 Instrumentistas
Cuidado com o estilo “banda”: volume excessivo, monopólio do canto, postura de “show”
“O som deles (instrumentos), no entanto, jamais deverá cobrir as vozes, de sorte que dificulte a compreensão dos textos. Calem-se quando o sacerdote ou o ministro pronunciarem em voz alta algum texto, por força de sua função própria” (MS 64)
9 Salmista
Requer formação técnica e litúrgico-musical adequada, com formação bíblico-litúrgica, espiritual, musical e prática.
Antes eram os famosos “cantos de meditação”
10 Uso do microfone
Utilizado em solos, salmodia, instrução...
11 O que cantar na liturgia?
12 1. Abertura
Finalidade: constituir e congregar a assembleia, introduzindo-a no mistério que será celebrado.
Exemplo: “Senhor, vem salvar teu povo” (Advento)
Somos povo reunido
A assembleia, no Advento, clama: “Vem, Senhor!”;
A dimensão dialogal-orante em todo o texto.
13 Exemplo: Canto quaresmal
Refrão: Senhor, eis aqui o teu povo que vem implorar teu perdão; é grande o nosso pecado, porém, é maior o teu coração
Sabendo que acolhestes Zaqueu, o cobrador, e assim lhe devolveste tua paz e teu amor, também nos colocamos ao lado dos que vão buscar no teu altar a graça do perdão.
Revendo em Madalena a nossa própria fé, chorando nossas penas diante dos teus pés, também nós desejamos o nosso amor te dar, porque só muito amor nos pode libertar.
14 2. Kyrie - Glória
Kyrie: é o canto da assembleia reunida que invoca e reconhece a infinita misericórdia do Senhor.
Glória: O canto dos anjos na noite do nascimento de Cristo, Os louvores a Deus Pai, Os louvores seguidos de súplicas e aclamações a Cristo e final majestoso, incluindo o Espírito Santo
15 Glória a Deus, lá nos céus, e paz aos seus. Amém!
Senhor nosso, Jesus Cristo, Unigênito do Pai, vós, de Deus Cordeiro Santo, nossas culpas perdoai!
Vós, que estais junto do Pai, como nosso Intercessor, acolhei nossos pedidos, atendei nosso clamor!
Vós somente sois o Santo, o Altíssimo, o Senhor, com o Espírito Divino de Deus Pai no esplendor!
Glória a Deus nos altos céus! Paz na terra a seus amados! A vós louvam, Rei celeste, os que foram libertados.
Deus e Pai, nós vos louvamos, adoramos, bendizemos; damos glória ao vosso nome, vossos dons agradecemos
16 3. Salmo responsorial
Concílio Vaticano II: valorizou o salmo responsorial ligando-o sempre ao sentido teológico da primeira leitura.
É cantado em forma dialogal entre salmista e assembleia.
Via de regra o salmo responsorial deve ser cantado; caso não seja, que se recite bem. Não pode ser substituído por um canto de meditação.
Refrão: melodia fluente e ritmo preciso
Estrofes: recitativo livre (tom salmódico).
17 4.Aclamação ao Evangelho e Oração universal
Ritmo vigoroso e melodia brilhante, gerando clima de expectativa, pois o Senhor nos vai falar.
Instrumentos musicais devem ressoar com o máximo de eloquência, juntamente com as vozes da assembleia.
É composto de um ou mais aleluias (exceto na Quaresma) e um versículo, que pode ser entoado por um solista
Oração universal: podem conter respostas cantadas
18 5. Canto das oferendas
Criar um ambiente de alegria, partilha e louvor.
Sensibilizar os fiéis para a generosidade e gratuidade, apresentando ao Pai os seus dons, simbolizados no pão e no vinho.
Não precisa falar, necessariamente, de pão e de vinho, pode falar do tema da liturgia ou do oferecimento da própria vida a Cristo. Caso não se cante nenhum canto, pode-se rezar ou cantar a fórmula de apresentação do pão e do vinho proposta pelo Missal Romano ou uma música instrumental para que os dons cheguem até o altar. O verdadeiro ofertório da Missa só acontece depois da Consagração, esse momento é de preparação das oferendas, não de ofertório.
19 A liberdade haverá
As mesmas mãos que plantaram a semente aqui estão O mesmo pão que a mulher preparou aqui está O vinho novo que a uva sangrou jorrará no nosso altar! A liberdade haverá, a igualdade haverá E nesta festa onde a gente é irmão O Deus da vida se faz comunhão! (bis)
Na flor do altar o sonho da paz mundial A luz acessa é fé que palpita hoje em nós Do livro aberto o amor se derrama total no nosso altar!
Bendito sejam os frutos da terra de Deus Benditos sejam o trabalho e a nossa união Bendito seja Jesus que conosco estará além do altar!
20 6. Paz e Cordeiro
Paz: pode ser solado ou canto breve sobre Jesus Cristo, o portador da paz.
Cordeiro de Deus: Durante a fração do pão. É uma prece em forma de ladainha.
A invocação “Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós”, pode ser repetida enquanto durar a fração do pão terminando-se sempre com as palavras “dai-nos a paz”.
21 7. Comunhão
Exprime a união espiritual dos comungantes, demonstra a alegria dos corações e realça a índole comunitária da procissão para receber a eucaristia. Deve falar obrigatoriamente sobre a comunhão, sobre o corpo e o sangue de Cristo, sobre o pão da vida, pão do céu ou qualquer outro tema relativo ao mistério da Eucaristia.
Deve-se evitar cantos com excessivas doses de subjetivismo. O canto deve expressar o nós (Igreja) e não o eu.
Deve se evitar também os hinos eucarísticos utilizados na adoração ao Santíssimo. Eles ressaltam apenas o aspecto da “presença real” e carecem de outras dimensões. Cuidado com a “primeira pessoa”
Se possível, que esteja em consonância com o Evangelho.
Os dois cantos a seguir são antilitúrgicos, devem ser cantados apenas em reuniões, encontros, palestras, retiros ou grupos de oração. O segundo é um canto protestante, deve ser cantado apenas em shows.
22 Sacramento da Comunhão (Diác. Nelsinho Corrêa)
Senhor, quando te vejo no sacramento da comunhão, sinto o céu se abrir e uma luz a me atingir, esfriando minha cabeça e esquentando meu coração. Senhor, graças e louvores sejam dadas a todo momento. Quero te louvar na dor, na alegria e no sofrimento. E se em meio à tribulação, eu me esquecer de ti, ilumina minhas trevas com Tua luz. Jesus, fonte de misericórdia que jorra do templo; Jesus, o Filho da Rainha; Jesus, rosto divino do homem; Jesus, rosto humano de Deus
Chego muitas vezes em Tua casa, meu Senhor, triste, abatido, precisando de amor, mas depois da comunhão tua casa é meu coração, então sinto o céu dentro de mim. Não comungo porque mereço, isso eu sei, oh meu Senhor, comungo pois preciso de ti. Quando faltei à missa, eu fugia de mim e de Ti, mas agora eu voltei, por favor aceita-me.
23 Faz um milagre em mim Regis Danese
Como Zaqueu eu quero subir o mais alto que eu puder só pra te ver Olhar para Ti e chamar sua atenção para mim. Eu preciso de Ti, Senhor eu preciso de Ti, Oh! Pai Sou pequeno demais, me dá a Tua Paz, largo tudo pra te seguir.
Entra na minha casa, entra na minha vida, mexe com minha estrutura, sara todas as feridas, me ensina a ter Santidade, quero amar somente a Ti, porque o Senhor é o meu bem maior, Faz um Milagre em mim.
24 8. Louvor final Não previsto pela liturgia, portanto, suplementar
Pode-se utilizar cantos que preservem a mensagem ou motivem a missão, como em missas específicas (primeira sexta-feira do mês, participação das famílias, devocional de Nossa Senhora, festa dos santos padroeiros), missões específicas (hino da Campanha da Fraternidade, anos temáticos - Ano da Fé, Ano do Laicato e meses temáticos - agosto: mês vocacional, setembro: mês da Bíblia e outubro: mês missionário) ou uma música instrumental
25 Um canto para cada tempo litúrgico
Advento: vigilante espera da vinda do Senhor
Natal: Alegria do Deus-Conosco
Quaresma: Canto sombrio de penitência
Páscoa: Alegria do Ressuscitado
Tempo Comum: Riquezas e detalhes do Mistério Pascal de Cristo
Santos e Mártires...
26 O uso do nome Javé
Congregação para o Culto Divino: 29 de junho de 2008
YHWH: Deus, Senhor, Kyrios ou Adonai
27 Canto e Música na Liturgia
Encontro Litúrgico-Musical
Paróquia Senhor Bom Jesus dos Passos
Canto e Música na Liturgia
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