segunda-feira, 18 de maio de 2020

Rito do Batismo de Crianças na Missa - Diretório dos Sacramentos

RITO DO BATISMO DE CRIANÇAS NA MISSA [Cf. “Texto Base” pg. 53]

Pode ser feito na noite de sábado, na tarde ou manhã de domingo.
I RITOS DE ACOLHIDA 
(Pode ser feito junto a Porta da Igreja)
1 Comentário Inicial
Comentarista: Irmãos e irmãs, estamos reunidos para celebrar a presença de Jesus entre nós. Na missa, recordamos a paixão, morte e ressurreição de nosso redentor. Na Eucaristia e na Palavra, nos encontramos com Ele, nossa paz e nossa vida. Hoje, temos também a alegria de acolher pais e padrinhos das crianças que receberão o sacramento do batismo. Iniciemos nosso encontro com Jesus e com sua Igreja, cantando.
2 Canto de Entrada (à escolha)
3 Sinal da Cruz, saudação inicial
4 Pedido do Batismo
Catequista: Caros amigos e amigas chegou o grande dia de celebrar o batismo de (cita os nomes das crianças). Com muita alegria recebemos cada um de vocês. Somos a Igreja, a família de Deus que receberá mais filhos neste dia. Aproximem-se os pais:
P.: Queridos pais e mães, que pedem à Igreja de Deus para seus filhos e filhas?
Pais e mães: O batismo! 
P.: Pelo Batismo estas crianças vão fazer parte da Igreja. Vocês querem ajuda-las a crescer na fé, observando os mandamentos e vivendo na comunidade dos seguidores de Jesus?
Pais e mães: Sim, queremos!
P.: Padrinhos e madrinhas, vocês estão dispostos a colaborar com os pais em sua missão?
Padrinhos e madrinhas: Sim, estamos!
P.: E todos vocês, queridos irmãos e irmãs aqui reunidos, querem ser uma comunidade de fé e amor para estas crianças? 
Todos: Sim, queremos!
5 Sinal-da-cruz
P.: Nosso sinal é a cruz de Cristo. Por isso vamos marcar estas crianças com o sinal do Cristo Salvador. Assim, nós os acolhemos na comunidade cristã.
O sinal-da-cruz na fronte das crianças é feito por quem preside, pelos pais e padrinhos.
6 Hino do Glória (à escolha - conforme tempo litúrgico)
7 Oração Coleta

Omite-se o ato penitencial, exceto se o batismo for realizado após a oração universal.
II LITURGIA DA PALAVRA
8 Leituras, salmo e Evangelho como previsto para o dia.
9. Homilia Breve
10. Oração dos fiéis
P.: Irmãos e irmãs, supliquemos a misericórdia de Deus por estas crianças, por suas famílias, padrinhos e Madrinhas, e por todo o povo de Deus, dizendo:
T – Lembrai-vos, Senhor!
L – Das Crianças que hoje renascem da água e do Espírito, e das famílias que apresentam seus filhos para receber a vida nova do batismo:
T – Lembrai-vos, Senhor!
L – Dos padrinhos e madrinhas que assumem o compromisso de ajudar seus afilhados a crescer na fé e desta comunidade que acolhe estas crianças como pedras vivas e escolhidas de vossa Igreja:
T – Lembrai-vos, Senhor!
L – Dos pastores e ministros, servidores da graça e do amor de Deus e de todo o povo batizado, testemunha do Evangelho:
T – Lembrai-vos, Senhor!
L – De todas as pessoas que na comunidade se dedicam a missão evangelizadora e de todas os que promovem a justiça e a paz no mundo:
T – Lembrai-vos, Senhor!
Catequista – Santa Maria, Mãe de Deus, Rogai por nós!
Catequista – São João Batista,
Catequista – São José,
Catequista – São Pedro e São Paulo,
Catequista – Santa Maria Madalena,
Catequista – Todos os santos e santas de Deus.

11 Oração e Imposição das mãos
(quem preside, os pais e padrinhos impõem as mãos sobre a cabeça da criança e fazem uma oração em silêncio. Após alguns instantes, quem preside reza com as mãos estendidas)
P.: Deus da vida e do amor, vós enviastes vosso filho Jesus ao mundo para nos libertar do pecado e da morte. Afastai destas crianças todo o mal e ajudai-as a combater o bom combate. Como templos vivos do Espírito Santo, manifestem as maravilhas do vosso amor. Por Cristo, nosso Senhor. Todos: Amém.
12 Unção pré-batismal (em se tratando de grande número de crianças omite-se as orações abaixo e realiza-se apenas a unção no peito da criança com a frase que segue)
P.: Bendito sejais vós, Senhor Deus, porque, no vosso imenso amor, criastes o mundo para nossa habitação. Bendito sejais vós, Senhor Deus, porque criastes a oliveira, cujos ramos anunciaram o final do dilúvio e o surgimento de uma nova humanidade. Bendito sejais vós, Senhor Deus, porque, através do óleo, fruto da oliveira, fortaleceis vosso povo para o combate da fé.
Todos: Bendito seja Deus para sempre!
P.: Ó Deus proteção de vosso povo, que fizestes do óleo, vossa criatura, um sinal de fortaleza: (abençoai + este óleo e) concedei a estas crianças a força, a sabedoria e as virtudes divinas, para que sigam o caminho do Evangelho de Jesus, tornem-se generosas no serviço do Reino e, dignas da adoção filial, alegrem-se por terem renascido no batismo e pertencerem à vossa Igreja. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.
P.: O Cristo Salvador lhes dê a sua força. Que ela penetre em suas vidas como este óleo em seus peitos. 

P.: O Cristo Salvador lhes dê a sua força. Que ela penetre em suas vidas como este óleo em seus peitos. 
III LITURGIA SACRAMENTAL DO BATISMO
(Junto a Pia Batismal) 
8 Oração sobre a água 
P. Meus irmãos e minhas irmãs, sabemos que Deus quis servir-se da água para dar sua vida aos que crêem. Unamos nossos corações, suplicando ao Senhor Que derrame sua graça sobre os seus escolhidos.    (breve silêncio) 
Ó Deus, pelos sinais visíveis dos sacramentos realizais maravilhas invisíveis. Ao longo da historia da salvação Vós vos servistes da água para fazer-nos conhecer a graça do batismo. Já na origem do mundo Vosso Espírito pairava sobre as águas Para que elas concebessem a fora de santificar.  Todos: Fontes do Senhor, bendizei o Senhor!
Nas águas do dilúvio, prefigurastes o nascimento da nova humanidade, de modo que a mesma água sepultasse os vícios e fizesse nascer a santidade. Concedestes aos filhos de Abraão atravessar o mar vermelho a pé enxuto para que, livres da escravidão, prefigurassem o povo nascido na água do batismo. 
Todos: Fontes do Senhor, bendizei o Senhor!
Vosso filho, ao ser batizado nas águas do Jordão, foi ungido pelo Espírito Santo. Pendente da cruz, do seu coração aberto pela lança, fez correr sangue e água. Após sua ressurreição, ordenou aos apóstolos: “Ide, fazei todos os povos discípulos meus batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”. 
Todos: Fontes do Senhor, bendizei o Senhor!
Olhai agora, ó Pai, a vossa Igreja e fazei brotar para ela a água do batismo. Que o Espírito Santo dê por esta água a graça de Cristo, a fim de que homem e mulher, criados à vossa imagem, sejam lavados da antiga culpa pelo batismo e renasçam pela água e pelo Espírito Santo para uma vida nova.  Quem preside toca na água , dizendo:
Nós vos pedimos, ó Pai, que por vosso Filho desça sobre esta água a força do Espírito Santo. E todos os que, pelo batismo, forem sepultados na morte com Cristo, ressuscitem com ele para a vida. Por Cristo, nosso Senhor.     Todos: Amém.
9 Promessas do Batismo - Renúncia e Profissão de Fé

Omite-se o Creio.
P. Caros pais e padrinhos, o amor de Deus vai infundir nestas crianças uma vida nova, nascida da água pelo poder do Espírito Santo. Se vocês estão dispostos a educá-las na fé, renovem agora suas promessas batismais: 
Para viver na liberdade dos filhos de Deus, vocês renunciam ao pecado? 
Pais e padrinhos: Renuncio.
P. Para viver como irmãos, vocês renunciam a tudo o que causa desunião?
Pais e padrinhos: Renuncio.
P. Para seguir Jesus Cristo, vocês renunciam ao demônio, autor e principio do pecado?
Pais e padrinhos: Renuncio.
P. – Vocês acreditam em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra? 
Pais e padrinhos. - Creio 
P. - Vocês acreditam em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que  nasceu da  Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?
Pais e padrinhos. - Creio 
P. - Vocês acreditam no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida? 
Pais e padrinhos. - Creio 
P. - Vocês acreditam na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos  pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna?
Pais e padrinhos – Creio
P. - Esta é a nossa fé, que da Igreja recebemos e sinceramente professamos, razão de nossa alegria em Cristo nosso Senhor.      Todos: Amém.
10 Batismo
P. Caros pais, Vocês querem que N. seja batizado(a) na fé da Igreja que acabamos de professar?   
Pais e padrinhos: Queremos.
Quem preside batiza a criança, dizendo:
P. N., EU TE BATIZO EM NOME DO PAI, E DO FILHO, E DO ESPÍRITO SANTO. 
Todos: Amém.
Enquanto se batiza pode-se cantar: Banhados em Cristo, somos uma nova criatura. As coisas antigas já se passaram somos nascidos de novo. Aleluia, aleluia, aleluia.
11 Unção pós-batismal (pode ser omitida quando for um grande número de batizados)
P. Queridas crianças, pelo batismo, Deus Pai as libertou do pecado e vocês renasceram pela água e pelo Espírito Santo. Agora fazem parte do povo de Deus. Que ele as consagre com o óleo santo para que, inseridas em Cristo, sacerdote, profeta e rei, continuem o seu povo até a vida eterna. Todos: Amém.
12 Veste batismal
P. Queridas crianças, vocês nasceram de novo e se revestiram do Cristo; por isso, trazem a veste batismal. Que seus pais e padrinhos os ajudem por sua palavra e exemplo a conservar a dignidade de filhos e filhas de Deus até a vida eterna.   Todos: Amém.
13 Rito da Luz
PP. Convidamos os pais para acenderem a vela no Círio Pascal.  
(pode-se cantar: Ó luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em mim).
P. Queridas crianças, vocês foram iluminadas por Cristo para se tornarem luz do mundo. Com a ajuda de seus pais e padrinhos, caminhem como filhos e filhas da luz.  
Todos: Amém. 
P. Podem apagar as velas e retornar aos lugares, para continuarmos a celebração Eucarística. Toda comunidade é convidada a manifestar a alegria por estes novos irmãos em Cristo que foram batizados. Salva de palmas. 

IV LITURGIA EUCARÍSTICA
Segue a missa como de costume.

1ª parte - Ofertório (recomenda-se a procissão do ofertório, caso o batismo seja realizado em alguma solenidade)

1 - Canto / Procissão das Ofertas
2 - Orai Irmãos e Irmãs
3 - Oração Sobre as Oferendas

2ª parte - Oração Eucarística (pode-se usar a I - para grandes solenidades ou a II - no Tempo Comum, mas se recomenda a oração eucarística III, IV, V, VI-A, VI-B, VI-C, VI-D, VII ou VIII (para a Quaresma e o Advento), IX, X ou XI)

1 - Diálogo Inicial
2 - Prefácio
3 - Santo
4 - Epiclese
5 - Narrativa da Instituição e Consagração
6 - Anamnese
7 - Oblação
8 - Segunda Epiclese
9 - Intercessões
10 - Doxologia

3ª parte - Rito da Comunhão

1 - Pai-Nosso
2 - Embolismo
3 - Doxologia
4 - Oração pela Paz
5 - Abraço da Paz (facultativo em domingos do Tempo Comum, mas obrigatório em solenidades)
6 - Fração do Pão
7 - Cordeiro de Deus
8 - Convite à Comunhão
9 - Apresentação
10 - Resposta da Assembleia
11 - Canto / Distribuição da Comunhão
12 - Interiorização (muito importante)
13 - Canto de Ação de Graças / Adoração (facultativo)
14 - Oração Depois da Comunhão

4ª parte - Ritos Finais

1 - Mensagem
2 - Avisos
3 - Vivência
4 - Bênção Final e Despedida
5 - Canto Final (à escolha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Commented