Atividades econômicas
Fontes de energia
Em nosso planeta, encontramos vários tipos de fontes de energia. Essas fontes podem ser renováveis ou esgotáveis.
A energia solar e a eólica (obtida através dos ventos), por exemplo, fazem parte das fontes de energia inesgotáveis.
Em contrapartida, os combustíveis fósseis (derivados do petróleo e do carvão mineral) possuem uma quantidade limitada em nosso planeta, podendo acabar caso não exista um consumo racional.
Extração de petróleo - fonte de recurso tradicional esgotável
As fontes tradicionais de energia são esgotáveis (a maior parte delas). Disso, resulta a necessidade de se encontrar modelos alternativos que contribuam com a produção mundial.
Fontes tradicionais
|
Fontes alternativas
|
Hidroeletricidade
|
Biomassa
|
Carvão
|
Solar
|
Nuclear
|
Eólica
|
Petróleo
|
Álcool
|
Gás
|
Geotérmica
|
Lenha
|
Marinha
|
Observe a seguir alguns dados sobre a utilização das fontes energéticas no Brasil e no mundo.
Esquema explicativo do consumo de energia mundial por fonte energética
Matriz energética comparativa - mundial (2005) e Brasil (2007)
Estudaremos a partir de agora os seguintes tipos de energia:
- Energia hidráulica
- Energia fóssil
- Energia solar
- Energia de biomassa
- Energia eólica
- Energia nuclear
- Energia geotérmica
- Energia gravitacional
- Energia fóssil
- Energia solar
- Energia de biomassa
- Energia eólica
- Energia nuclear
- Energia geotérmica
- Energia gravitacional
Fontes de energia (continuação)
Energia hidráulica
É a mais utilizada no Brasil em função da grande quantidade de rios em nosso país.
A água possui grande potencialidade energética e, quando represada, esse potencial aumenta.
Em uma usina hidrelétrica, existem turbinas que, na queda d’água, fazem funcionar um gerador elétrico, produzindo energia. Embora a implantação de uma usina provoque impactos ambientais na fase de construção da represa, esta é uma fonte considerada limpa.
Usina hidrelétrica de Itaipu (Brasil-Paraguai)
Fontes de energia (continuação)
Energia fóssil
Constituída ha milhões de anos a partir do acúmulo de materiais orgânicos no subsolo.
A geração de energia a partir destas fontes normalmente gera poluição, e esta colabora com o aumento do efeito estufa e aquecimento global.
Isto acontece principalmente nos casos dos derivados de petróleo (diesel e gasolina) e do carvão mineral. Já no caso do gás natural, o nível de poluentes é bem menor.
Extração de petróleo – exemplo de energia fóssil
Fontes de energia (continuação)
Energia solar
A radiação solar é captada e transformada para gerar calor ou eletricidade.
É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial.
Embora pouco explorada no mundo, em razão do alto custo de implantação, é uma fonte limpa, que não gera poluição nem impactos ambientais.
Captação de energia solar
Ilustração explicativa de captação/utilização da energia solar
Fontes de energia (continuação)
Energia de biomassa
É a energia originada a partir da decomposição, em curto prazo, de materiais orgânicos (esterco, restos de alimentos, resíduos agrícolas). O gás metano produzido é usado para gerar energia.
Na geração de energia por meio de biomassa, excluem-se os tradicionais combustíveis fósseis, embora estes também sejam derivados da vida vegetal (carvão mineral) ou mineral (petróleo e gás natural), mas são resultado de várias transformações que requerem milhões de anos para acontecerem.
A biomassa pode ser considerada um recurso natural renovável, enquanto que os combustíveis fósseis não se renovam a curto prazo.
Resíduos geradores de energia
Fontes de energia (continuação)
Energia eólica
Gerada a partir do vento. Grandes hélices são instaladas em áreas abertas, sendo que os movimentos delas geram energia elétrica.
É uma fonte limpa e inesgotável, e em expansão no Brasil. A maior parte dos parques eólicos se concentra nas regiões nordeste e sul do Brasil.
No entanto, quase todo o território nacional tem potencial para geração desse tipo de energia.
O desenvolvimento da energia eólica no Brasil está ajudando o país a alcançar seus objetivos estratégicos de aumentar a segurança energética, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e criar empregos.
Energia eólica – energia limpa e de fonte inesgotável
Fontes de energia (continuação)
Energia nuclear
É produzida através do urânio, que é um elemento químico que possui muita energia.
Quando o núcleo é desintegrado, uma enorme quantidade de energia é liberada. As usinas nucleares aproveitam esta energia para gerar eletricidade.
Embora não produza poluentes, a quantidade de lixo nuclear é um ponto negativo. Os acidentes em usinas nucleares, embora raros, representam um grande perigo.
Usina nuclear de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro
Energia geotérmica
É obtida a partir do calor proveniente do interior da Terra. As camadas profundas da crosta terrestre onde, em algumas regiões, apresentam temperaturas superiores a 5.000°C. As usinas podem utilizar este calor para acionar turbinas elétricas e gerar energia. Este tipo de energia ainda é pouco utilizada.
Usina geotérmica de Nesjavellir, Islândia
Energia gravitacional
A energia gravitacional é gerada a partir do movimento das águas oceânicas nas marés. Possui um custo elevado de implantação e, por isso, é pouco utilizada. Especialistas em energia garantem que, no futuro, esta, será uma das principais fontes de energia do planeta.
A turbina de energia gravitacional localizada no norte da Irlanda
Observação: aproximadamente 40% de CO2 (dióxido de carbono) produzidos no mundo são resultantes da geração de energia e calor. Isto ocorre pois o carvão mineral ainda é a principal fonte utilizada.
Atividades econômicas do Brasil
A ampla extensão territorial do Brasil permite inúmeras possibilidades no que diz respeito às atividades econômicas.
O Brasil desenvolve em seu território atividades dos setores primário, secundário e terciário. Esse último é o destaque do país, sendo responsável por mais da metade do seu Produto Interno Bruto (PIB) e pela geração de 75% de seus empregos.
SETOR PRIMÁRIO
|
Produção através da exploração de recursos da natureza. Podemos citar como exemplos: agricultura, mineração, pesca, pecuária, extrativismo vegetal e caça. É o setor primário que fornece a matéria-prima para a indústria de transformação.
|
SETOR SECUNDÁRIO
|
É o setor da economia que transforma as matérias-primas (produzidas pelo setor primário) em produtos industrializados (roupas, máquinas, automóveis, alimentos industrializados, eletrônicos, casas, etc). Como há conhecimentos tecnológicos agregados aos produtos do setor secundário, o lucro obtido na comercialização é significativo. Países com bom grau de desenvolvimento possuem uma expressiva base econômica concentrada no setor secundário. A exportação destes produtos também gera riquezas para as indústrias destes países.
|
SETOR TERCIÁRIO
|
Setor econômico relacionado aos serviços. Os serviços são produtos não materias em que pessoas ou empresas prestam a terceiros para satisfazer determinadas necessidades. Como atividades econômicas deste setor, podemos citar: comércio, educação, saúde, telecomunicações, serviços de informática, seguros, transporte, serviços de limpeza, serviços de alimentação, turismo, serviços bancários e administrativos, transportes, etc.
|
O setor terciário é marcante nos países de alto grau de desenvolvimento econômico. Quanto mais rica é uma região, maior é a presença de atividades do setor terciário. Com o processo de globalização, iniciado no século XX, o setor terciário foi o setor da economia que mais se desenvolveu no mundo.
O Brasil é um país que apresenta uma economia sólida, é exportador de uma grande variedade de produtos, fato que fortalece a economia. As atividades de agropecuária, indústria e serviços são bem atuantes e contribuem para o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto).
Contribuem para o crescimento econômico do país
- Principais produtos agrícolas produzidos no Brasil: café, laranja, cana-de-açúcar (produção de açúcar e álcool), soja, tabaco, milho, mate.
- Principais produtos da pecuária: carne bovina, carne de frango, carne suína.
- Principais minérios produzidos: ferro, alumínio, manganês, magnesita e estanho.
- Principais setores de serviços: telecomunicações, transporte rodoviário, técnico-profissionais prestados à empresas, transporte de cargas, limpeza predial e domiciliar, informática, transportes aéreos e alimentação.
- Principais setores industriais: alimentos e bebidas, produtos químicos, veículos, combustíveis, produtos metalúrgicos básicos, máquinas e equipamentos, produtos de plástico e borracha, eletrônicos e produtos de papel e celulose.
Principais produtos que o Brasil exporta
- Minério de ferro, aço, soja e derivados, automóveis, cana-de-açúcar, aviões, carne bovina, café e carne de frango.
O café produzido no Brasil é exportado para vários países
Principais produtos que o Brasil importa
- Os produtos mais importados pelo país são: petróleo bruto, produtos eletrônicos, peças para veículos, medicamentos, automóveis, óleos combustíveis, gás natural e motores para aviação.
Alguns produtos químicos são importados pelo Brasil
Organizações comerciais às quais o Brasil pertence
O Brasil, juntamente à Argentina, Uruguai e Paraguai, forma o bloco econômico denominado Mercosul (Mercado Comum do Sul). Além desse bloco econômico, o Brasil também integra a OMC (Organização Mundial de Comércio) e a Unasul - União das Nações Sul-Americanas (integração entre os países da América do Sul).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Commented