História da África
A África tem como característica a diversidade cultural e sua História está bastante ligada à História do Brasil.
Os africanos, que foram trazidos para nosso país como escravos, entre os séculos XVI e XIX, enriqueceram a cultura brasileira com seus costumes, rituais religiosos, culinária, danças etc.
Somente no século XIX, com o movimento abolicionista, os negros ganharam a liberdade com a assinatura da Lei Áurea (1888).
O continente africano é um território banhado pelo Oceano Atlântico, pelo Mar Mediterrâneo e pelo Oceano Índico, onde provavelmente surgiram os primeiros seres humanos. Os mais antigos fósseis de hominídeos foram encontrados na África e têm cerca de cinco milhões de anos. Esse tipo de hominídeo, que habitava o sul e o leste da África, há cerca de 1,5 milhão de anos evoluiu para formas mais avançadas: o Homo habilis e o Homo erectus. O primeiro homem africano, o Homo sapiens, data de mais de 200.000 anos.
O Egito foi provavelmente o primeiro estado a constituir-se na África, há cerca de 5000 anos, mas muitos outros reinos ou cidades-estado foram sucedendo-se neste continente, ao longo dos séculos. Além disso, a África foi, desde a antiguidade, procurada por povos de outros continentes, que buscavam as suas riquezas como sal e ouro. A atual divisão territorial da África, no entanto, é muito recente – de meados do século XX – e resultou da descolonização europeia.
No fim da década de 70, quase toda a África havia se tornado independente. Os jovens Estados africanos enfrentam vários problemas básicos, como o desenvolvimento econômico, o neocolonialismo e a incapacidade de se fazerem ouvir nos assuntos internacionais. A maioria dos Estados africanos é considerada parte do Terceiro Mundo.
Subdivisões da África
A África subdivide-se em duas principais regiões:
- Norte de África: região ao norte do Deserto do Saara.
- África subsaariana: região a sul do Deserto do Saara.
Os países africanos podem ser divididos da seguinte forma:
África Meridional
África do Sul
Angola Botsuana Comores Lesoto Madagáscar Malawi Maurícia Moçambique Namíbia Suazilândia Zâmbia Zimbabwe
África Ocidental
Benin Burkina Fasso Cabo Verde Camarões Costa do Marfim Gabão Gâmbia Gana Guiné Guiné-Bissau Guiné Equatorial Libéria Mali Mauritânia Níger Nigéria Senegal Serra Leoa São Tomé e Príncipe Togo |
África Central
República Centro-Africana República Democrática do Congo Chade Congo
África Setentrional
Argélia Egito Líbia Marrocos Saara Ocidental Sudão Tunísia
África Oriental
Burundi Djibouti Eritreia Etiópia Quénia Ruanda Seychelles Somália Tanzânia Uganda |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Commented