sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Geografia - Continentes (4)

Economia da África

A África é o continente mais pobre do mundo. Cerca de 1/3 dos habitantes da África vivem com menos de 1 dólar ao dia, abaixo do nível da pobreza definido pelo Banco Mundial.
O avanço de epidemias, o agravamento da miséria e os conflitos armados levam esta região a um verdadeiro caos.
Além disso, quase 2/3 dos portadores do vírus HIV do planeta vivem neste continente. O atraso econômico e a ausência de uma sociedade de consumo em larga escala, colocam o mercado africano em segundo plano no mundo globalizado. O PIB total da África é de apenas 1% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transações comerciais que acontecem no mundo.
Em sua maioria, os africanos são tradicionalmente agricultores e pastores. A colonização europeia aumentou a demanda externa de determinados produtos agrícolas e minerais. Para atendê-la, construíram-se sistemas de comunicação, introduziram-se cultivos e tecnologia europeus e desenvolveu-se um sistema de economia de intercâmbio comercial, que continua coexistindo com a economia de subsistência.
Embora um quarto do território africano seja coberto por florestas, grande parte da madeira só tem valor como combustível. Gabão é o maior produtor de okoumé, um derivado da madeira usado na elaboração de compensado (madeira em chapa). Costa do Marfim, Libéria, Gana e Nigéria são os maiores exportadores de madeira de lei.
A pesca marítima, que é muito difundida e voltada para o consumo local, adquire importância comercial no Marrocos, na Namíbia e na África do Sul. A mineração representa a maior receita dentre os produtos exportados. As indústrias de extração mineral são o setor mais desenvolvido em boa parte da economia africana. Além disso, Serra Leoa tem a maior reserva conhecida de titânio.
A nação mais industrializada do continente é a África do Sul, que alcançou relativa estabilidade política e desenvolvimento, possuindo sozinha 1/5 do PIB de toda a África. Porém, também já foram implantados notáveis centros industriais no Zimbábue, no Egito e na Argélia. O principal bloco econômico é o SADC, formado por 14 países, que se firma como o pólo mais promissor do continente.

População da África

A população da África é de mais de 800 milhões de habitantes, distribuídos em 54 países e representando cerca de um sétimo da população do mundo.
Na parte norte do continente, inclusive no Saara, predominam os povos caucasoides, principalmente berberes e árabes.
Constituem aproximadamente a quarta parte da população do continente. Ao sul do Saara, predominam os povos negróides, cerca de 70% da população africana. Na África meridional, existe uma concentração de povos khoisansan (bosquímanos) e khoikhoi (hotentotes).
Os pigmeus concentram-se na bacia do rio Congo e na Tanzânia. Agrupados principalmente na África meridional, vivem 5 milhões de brancos de origem europeia.
Na África, falam-se mais de mil línguas diferentes. Além do árabe, as mais faladas são o suaíle e o hauçá. As principais famílias ou grupos idiomáticos são o congo-cordofanês, o nilo-saariano, o camito-semítico ou afro-asiático e o das línguas khoisan.
O cristianismo, a religião mais difundida, e o islamismo são as principais religiões. Cerca do 15% dos povos africanos praticam religiões animistas ou locais. Grande parte da atividade cultural africana concentra-se na família e no grupo étnico. Com a intensificação do nacionalismo, a cultura tradicional africana teve recentemente um importante ressurgimento. Abaixo são apresentados alguns índices relativos à população do continente, juntamente com o ano a que se referem.
Área total: 30.272.922 km2
População: 783.700.000 (2000)
Densidade: 25,88 hab/km2 (2000)
População urbana: 289.964.000 (37%)
População rural: 493.731.000 (63%)
Taxa de crescimento urbano (1995-2000): 4,3%
Analfabetismo: 40,3% (2000)
Natalidade: (% hab): 37% (1998)
Mortalidade: (% hab): 13% (1998)
PIB Total: US$ 517,104,000.00 (1998)
PIB per capita: US$ 693.00 (1998)
Média de idade da população: 18,3 anos (1998)

África - Aspectos físicos

A África está separada da Europa pelo mar Mediterrâneo e liga-se à Ásia na sua extremidade nordeste pelo istmo de Suez.
No entanto, a África ocupa uma única placa tectônica, ao contrário da Europa que partilha com a Ásia a Placa Euro-asiática. Ao norte, é banhada pelo oceano Atlântico na sua costa ocidental e pelo oceano Índico do lado oriental.
Com a exceção da costa norte e dos montes Atlas, o território africano é um planalto vasto e ondulado, desfigurado por grandes bacias.
Em geral, a altitude do continente aumenta de noroeste para sudeste. As faixas litorâneas baixas, com exceção da costa mediterrânea e da costa da Guiné, são estreitas e elevam-se bruscamente em direção ao planalto. A característica peculiar do planalto setentrional é o Saara, que se estende por mais de um quarto do território africano.
Os planaltos central e meridional englobam várias depressões importantes, em especial a bacia do rio Congo e o deserto de Kalahari. Outros elementos ao sul do planalto são as montanhas Drakensberg, na costa a sudeste, e o Karoo.
As montanhas orientais, que constituem a parte mais alta do continente, se prolongam desde o mar Vermelho até o rio Zambeze. Ao sul do planalto etíope, erguem-se vários picos vulcânicos, como o monte Kilimanjaro, o Quênia e o Elgon. Um elemento topográfico característico é o Rift Valley.
A oeste, fica a cordilheira Ruwenzori. Há poucos rios na África, mas grandes e extensos como o Rio Nilo com mais de 6.500 km de extensão, o maior do mundo em extensão. Existem também o Rio Niger, Rio Congo ou Rio Zaire, Rio Zambeze, Rio Limpopo, Rio Orange e outros.

Monte Kilimanjaro
Podem-se distinguir sete zonas climáticas e de vegetação. No centro do continente e na costa oriental de Madagascar, o clima e a vegetação são tropicais. O clima da costa de Guiné assemelha-se ao clima equatorial, mas tem apenas uma estação de chuvas. No norte e no sul, o clima próprio de floresta tropical é substituído por uma zona de clima tropical de savana que envolve um-quinto da África. Longe do equador, ao norte e ao sul, a zona do clima de savana transforma-se em uma zona de estepe seca. As zonas das extremidades noroeste e sudoeste são de clima mediterrâneo. Nos planaltos elevados da África meridional, o clima é temperado. A África tem uma área de clima árido, ou desértico, maior do que em qualquer outro continente, com exceção da Austrália.
No que diz respeito à fauna, a África apresenta duas zonas diferenciadas. A do norte e noroeste, que inclui o Saara e carateriza-se por uma fauna parecida com a da Eurásia. A outra zona é a da África ao sul do Saara, com uma grande variedade de animais, entre os quais estão os antílopes, as girafas, os elefantes africanos, os leões e os leopardos.
A África é muito rica em recursos minerais. Possui a maioria dos minerais conhecidos, muitos deles em quantidades notáveis. Tem grandes jazidas de carvão, reservas de petróleo e de gás natural, bem como reservas de ouro, diamantes, cobre, bauxita, manganês, níquel, rádio, germânio, lítio, titânio e fosfato.

Ásia

É o maior e o mais populoso continente da Terra. Possui cerca de 49 milhões de km2, ocupando 8,6% da superfície planetária (quase 30% das terras emersas).
Na Ásia encontra-se mais de 60% da população mundial. Localizada principalmente nos hemisférios oriental e setentrional, a Ásia costuma ser definida como a porção da Eurafrásia (o conjunto África-Ásia-Europa) que se encontra a leste do mar Vermelho, canal de Suez e montes Urais, e ao sul do Cáucaso e dos mares Cáspio e Negro.
É banhada a leste pelo oceano Pacífico (mar da China Meridional, mar da China Oriental, mar Amarelo, mar do Japão, mar de Okhotsk e mar de Bering), ao sul pelo oceano Índico (golfo de Áden, mar Arábico e golfo de Bengala) e ao norte pelo oceano Ártico.

Localização da Ásia no mapa-múndi

Países e territórios

A seguir é apresentada a lista dos países independentes da Ásia e suas respectivas capitais, além dos territórios existentes no continente.
Países independentes
 Afeganistão (Cabul)
 Arábia Saudita (Riad)
 Arménia (Erevan) *
 Azerbaijão (Baku) *
 Barein (Manama)
 Bangladesh (Daca)
 Brunei (Bandar Seri Begawan)
 Butão (Thimphu)
 Camboja (Phnom Penh)
 Cazaquistão (Astana) *
 República Popular da China (Pequim)
 Chipre (Nicósia) *
 Cingapura (Cidade de Cingapura)
 Coreia do Norte (P'yongyang)
 Coreia do Sul (Seul)
 Egito (Cairo) *
 Emirados Árabes Unidos (Abu Dhabi)
 Filipinas (Manila)
 Geórgia (Tbilisi) *
 Iémen (Sana)
 Índia (Nova Déli)
 Indonésia (Jacarta) *
 Irã (Teerão)
 Iraque (Bagdá)
 Israel (Jerusalém)
 Japão (Tóquio)
 Jordânia (Amã)
 Kuwait (Al Kuwait)
 Laos (Vientiane)
 Líbano (Beirute)
 Maldivas (Malé)
 Malásia (Kuala Lumpur)
 Mongólia (Ulan Bator)
 Myanmar (Nay Pyi Taw)
 Nepal (Katmandu)
 Omã (Mascate)
 Paquistão (Islamabad)
 Qatar (Doha)
 Quirguistão (Bishkek)
 Rússia (Moscou) *
 Síria (Damasco)
 Sri Lanka (Colombo)
 Tadjiquistão (Dushanbe)
 Tailândia (Banguecoque)
 Taiwan (Taipé)
 Timor-Leste (Díli) *
 Turcomenistão (Ashkhabad)
 Turquia (Ancara) *
 Uzbequistão (Tashkent)
 Vietnã (Hanói)
Territórios dependentes
Arquipélago de Chagos [Britânico]
Cisjordânia [Israel]
Faixa de Gaza [Autoridade Palestina]
Ilha Christmas [Austrália]
Ilhas Cocos [Austrália]
Macau [China]
Hong Kong [China]
Taiwan [ainda não reconhecido como Estado independente]
* países que podem ser classificados também em outros continentes (transcontinentais)

Bandeiras dos Países da Ásia

A seguir são apresentadas as bandeiras dos países asiáticos.
Clique sobre a bandeira desejada para vê-la em tamanho maior.

Afeganistão

Arábia Saudita

Armênia

Autoridade Palestina

Azerbaijão

Bangladesh

Barein

Birmânia

Brunei

Butão

Camboja

Catar

Cazaquistão

China

Cingapura

Coreia do Norte

Coreia do Sul

Emirados Árabes Unidos

Filipinas

Georgia

Iêmen

Ilhas Comores

Índia

Indonésia

Irã

Iraque

Israel

Japão

Jordânia

Kuwait

Curdistão

Laos

Líbano

Malásia

Maldivas

Mongólia

Nepal

Omã

Paquistão

Quirguistão

Síria

Sri Lanka
Tailândia

Taiwan

Tajiquistão

Timor Leste

Turcomenistão

Turquia

Uzbequistão

Vietnã

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Commented