quinta-feira, 14 de novembro de 2019

Telecine erra em nova identidade visual ao abolir identificação de cores

Parte da nova estratégia de identificação visual dos seis canais Telecine, que pertence à programadora Globosat, teve que ser repensada e alterada após 10 dias de entrarem no ar e enfrentar críticas dos assinantes.

A rede de filmes que é uma joint-venture do grupo Globo com os estúdios Fox, Universal, DreamWork, Paramount, MGM, Disney e Universal passou a ser alvo de uma forte onda de críticas dos seus assinantes, quando, desde o último dia 30 de julho, optou em não identificar mais os cinco canais segmentados por gênero no logotipo do canal, situado no lado superior direito do televisor.

Com essa decisão, os assinantes passaram a ter dificuldade de descobrir qual canal Telecine estavam assistindo em sua operadora. Até então, a rede de filmes era dividida em Premium, Action, Touch, Fun, Pipoca, Cult, Play ou On Demand.

O Telecine estreou nos últimos dias seu novo logotipo, além de transformações no pacote gráfico e também sonoro. A hub de cinema e joint venture do Grupo Globo alega que a mudança, com contornos e cores mais vivas, representa a evolução de sua trajetória.

Não é segredo pra ninguém que a Rede Telecine vem investindo pesado em filmes e a concorrência com a HBO, que era tão ferranha até o início da década, praticamente não existe mais.

Atualmente, o Telecine detém parcerias com os maiores e mais renomados estúdios de cinema do mundo. Até mesmo com a Warner, última a fechar contrato com a joint venture. Seus filmes podem ser exibidos depois de estrearem na HBO, seguindo o mesmo esquema da Sony Pictures, parceira desde 2018.

Com um preço acessível por mais de dois mil títulos e sem mais a necessidade de ter uma operadora de televisão por assinatura, o assinante mais antigo estranhou todos os canais Telecine com a mesma identidade visual.

Um erro de avaliação, ao meu ver, nivelar todos os canais segmentados, sem nenhuma diferenciação. Cada Telecine tinha sua identidade e o público já identificava cada um pelas cores e já sabia qual filme esperar. Era uma marca.

A rápida identificação, no entanto, acabou. A boa notícia é que o nome dos canais não foram alterados.

Com o boom de assinaturas nos anos 2000, a Rede Telecine se preparou para isso e há 19 anos, promoveu uma revolução ainda mais profunda.

Naquela época com cinco canais, o Telecines eram diferenciados pelos números: Telecine 1, 2, e 3, 4 e 5.

Nascia ali o Telecine Premium, Action, Emotion, Happy e Gallery. Cada um exibindo um gênero de filmes, todos segmentados.

O Emotion foi renomeado para Light e em 2010 para Touch. O Happy passou para Pipoca e o Gallery teve o título de Classic até virar Cult.

Correção: O canal Telecine Gallery só existia em Portugal, no Brasil em novembro de 2000 já era Telecine Classic.

Novo canal e investimentos
Em 2010, nessa onda de "rebatizações", veio o Fun, exibindo comédias e animações. Em 2009, veio o Telecine HD que em 2010 se tornou o Telecine Premium HD, em 2010, o Telecine Action HD e o Telecine Pipoca HD, que em novembro se tornou o Telecine Pipoca Alta Definição, em 2011, o Telecine Touch HD e o Telecine Fun HD, em 2012, o Telecine Cult HD, completando a rede.
Em 2009, o Telecine HD não era um simulcast do Premium HD, mas exibia uma programação diferenciada do Telecine Premium, a partir de 2010, passou a exibir a mesma programação.
Em 2012, veio o serviço Telecine Play e o On Demand.

Totalizando oito canais, além das versões HD dos seis canais principais, a Rede Telecine de fato oferece os melhores títulos e os mais variados deles.

O projeto de ser uma locadora virtual deu certo e a marca Telecine é fortíssima, que remete ao cinema rapidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Commented