domingo, 23 de fevereiro de 2020

Jornal Correio da Paraíba - Esportes - 23 de fevereiro de 2020

Esportes - Paraíba: Domingo, 23 de fevereiro de 2020 / D1

Unifacisa intensifica treinos antes de jogos fora de casa
Equipe da Rainha da Borborema não terá recesso neste carnaval visando partidas do NBB

O Basquete Unifacisa está intensificando os treinos em preparação para os próximos dois jogos fora de casa. O time viaja na próxima terça-feira (25) para Pato Branco, no Paraná, onde vai enfrentar os lanternas do campeonato, a equipe do Pato Basquete, no Ginásio do Sesi, dia 28, às 19h30. Apesar de amargarem a última colocação, o Pato Basquete vem dando trabalho aos seus adversários, fazendo bons jogos neste returno.

Logo após, a equipe segue viagem para o interior de São Paulo, onde enfrentará o Rio Claro, no Ginásio Felipe Karam, dia 02 de março, às 20h. A equipe do Rio Claro está na briga direta por uma vaga nos Playoff’s, ocupando a décima segunda colocação, a apenas 3 vitórias da Unifacisa, um cenário que torna esse confronto ainda mais importante para os paraibanos.

Nesta etapa final da fase classificatória, cada vitória fora de casa é extremamente importante, na briga pelo mando de quadra durante a primeira fase de Playoff’s. Para o técnico da Unifacisa, Felipe Santana, treinar durante esse período carnavalesco é extremamente importante para a evolução de um time tão jovem.

“Logo após o jogo contra a equipe do Bauru nós demos uma folga de dois dias para os jogadores, por toda a sequência de jogos que fizemos, foram oito jogos consecutivos, bem desgastantes, então demos essa pausa pensando na recuperação dos atletas. Mas, após essa folga, já retornamos as atividades, treinos e vamos seguir com nossa programação até o dia dos jogos. Nosso time precisa treinar ainda mais porque percebemos a diferença quando a equipe mantém a rotina de treinos”, concluiu.

Jogo das estrelas

O Jogo das Estrelas 2020 acontecerá nos dias 20 e 21 de março, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo (SP) e através de uma pré-seleção, o técnico do basquete Unifacisa, Felipe Santana, foi convocado para participar.

“Eu fico muito grato pela oportunidade que toda a diretoria me deu desde a Liga Ouro, e agora, se estendendo no primeiro NBB da Unifacisa e meu também. Ser recompensado, já no curto prazo, conseguindo a classificação para o Super 8 e a convocação para o jogo das estrelas é algo que me deixa muito feliz, pelo sucesso de todo projeto. Então eu só tenho é que agradecer pelo apoio de todos, desde a diretoria, equipe de comunicação, a torcida que sempre apoia o time e, principalmente, ao staff, assistentes técnicos, preparadores físicos, departamento médico, todo eles, porque sem eles, nada disso seria possível”, concluiu.

O duelo tão aguardado entre NBB Brasil e NBB Mundo será no dia 21 de março, sábado, às 12h50. Além disso, no lado do time NBB Mundo, os armadores Nate Barnes e Pepo Vidal foram pré-selecionados. A decisão da participação dos atletas se dará através de votação popular.

Como funciona a contagem de votos?
Para definir os 12 atletas de cada time do Jogo das Estrelas 2020, os candidatos serão ranqueados por quatro segmentos: votos dos fãs no Hot Site, votos dos fãs nas mídias sociais (Instagram e Twitter), votos da imprensa, staff LNB e personalidades (pré-votação) e votos dos técnicos, assistentes e capitães dos clubes (pré-votação).

Ao final do processo, os 12 brasileiros e os 12 estrangeiros mais bem ranqueados no consolidado dos quatro segmentos irão para o Jogo das Estrelas 2020. Assim como, os cinco primeiros jogadores mais votados de cada time serão, automaticamente, os titulares do confronto. Para participar da votação é só acessar: lnb.com.br

D2

CSP recebe o Botafogo-PB em partida isolada no sábado de carnaval
Jogo deveria ter acontecido no dia 19, mas foi adiado por conta da agenda do Alvinegro da Estrela Vermelha

Neste sábado (22), o CSP encara o Botafogo-PB no Estádio Almeidão pela quinta rodada do Campeonato Paraibano. Esse jogo deveria acontecer no dia 19 de fevereiro, mas por motivos de choque de partidas do Botafogo-PB, que tinha compromissos com a Copa do Brasil e Copa do Nordeste, algumas partidas do estadual tiveram que ser remarcadas. O confronto em João Pessoa acontece às 16h.

Momento das equipes
As duas equipes atravessam momentos distintos na temporada. O CSP é o quinto colocado (lanterna), do grupo B e tem oscilando bastante na temporada. Marcou apenas três gols e teve a defesa vazada por sete vezes. O fantasma do rebaixamento ronda o Tigre da Capital.

Já o Botafogo-PB atravessa um momento contrário ao de seu adversário. Vice-líder em sua chave na Copa do Nordeste e classificado à segunda fase da Copa do Brasil, o Belo vem de uma vitória contra o Campinense pelo Paraibano, a sexta consecutiva contra a Raposa, e o psicológico e técnico da equipe estão crescentes. Está a três pontos da zona de classificação para a próxima fase e com dois jogos a menos que os concorrentes na liderança do grupo.

Retrospecto
No confronto direto, CSP e Botafogo-PB se enfrentaram 22 vezes. O CSP teve apenas três vitórias no confronto e foi superado pelo Belo 16 vezes. No campeonato estadual de 2019, foram duas vitórias do Botafogo-PB, 3 a 0 no turno e 2 a 0 no returno, ambos ainda na primeira fase. A última vitória do CSP contra o Belo aconteceu em março de 2017, com vitória por 1 a 0 e gol marcado por Léo Itatuba.

D3

Brasileiros avançam nas duplas do Rio Open 2020
Competição de tênis acontece no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro

Os brasileiros tiveram uma quinta (20) muito positiva no Rio Open 2020, que é realizado no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

Nas duplas, o mineiro Marcelo Melo e o polonês Lukasz Kubot avançaram para a semifinal da competição após derrotarem, em 1h14min de partida, o tcheco Roman Jebavy e o eslovaco Igor Zelenay por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/2.

Os adversários do jogo de sexta pela semifinal são os italianos Salvatore Caruso e Federico Gaio, que derrotaram o mineiro Bruno Soares e o croata Mate Pavic por 6/4 e 4/6 (10-4).

O Brasil também garantiu presença na outra semifinal. Felipe Meligeni e Thiago Monteiro derrotaram os também brazucas Orlando Luz e Rafael Matos por 6/3 e 7/6 (7). Meligeni e Monteiro enfrentam na próxima fase o espanhol Marcel Granollers e o argentino Horacio Zeballos.

Já na chave de simples, Thiago Wild foi derrotado pelo croata Borna Coric por 6/3, 1/6 e 7/6 (5).

D4

Palmeiras assume ponta em São Paulo e Cruzeiro perde em Minas
Rodada dos respectivos campeonatos estaduais mostrou as realidades

Palmeiras e Cruzeiro têm como semelhança histórica, além do currículo campeão, o nome de fundação: Palestra Itália. Ambos foram obrigados a adotar as atuais nomenclaturas em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, devido a um decreto que proibia a menção a países do Eixo (entre eles, a Itália). O momento de ambos os clubes, porém, é bem diferente. E a rodada de quinta-feira (20) dos respectivos campeonatos estaduais mostrou as realidades.

Em São Paulo, o Verdão abriu a sétima rodada do Campeonato Paulista com vitória por 1 a 0 sobre o Guarani, no Allianz Parque. Dudu, na noite em que completou 300 jogos pelo time da casa, balançou as redes. Por ironia, o atacante também perdeu um pênalti, na etapa final.

O resultado levou o Palmeiras a 16 pontos e à liderança temporária do Grupo B, um ponto a frente do Santo André, que só vai à campo no domingo (23). O Bugre encabeça o Grupo D, com nove pontos, mas pode ser ultrapassado por Corinthians e Red Bull Bragantino, que somam oito pontos e ainda jogarão pela rodada. Lembrando que são 16 equipes divididas em quatro chaves, com quatro clubes, sendo que as duas primeiras seguem às quartas de final.

O Cruzeiro – em temporada de reconstrução após o rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro no ano passado – foi derrotado pela Tombense por 2 a 0, em Tombos (MG), em partida atrasada da segunda rodada do Campeonato Mineiro. Cássio Ortega e Rubens marcaram para o time do interior, que, de quebra, assumiu a ponta do Estadual com 14 pontos, superando o América Mineiro no saldo de gols (9 a 7).

A Raposa, estacionada nos 11 pontos, perdeu a invencibilidade no Mineiro e está em quinto, entre 12 equipes. Hoje, não estaria se classificando às semifinais, que reunirão as quatro melhores campanhas do torneio. O G-4, atualmente, tem Tombense, América, Caldense e Atlético Mineiro.

D5

Atlético Mineiro faz só dois e cai na Copa Sul-Americana
Mesmo com vitória sobre Union Santa Fé, brasileiros são eliminados

“Não tenho que olhar para trás. Posso olhar o futuro com muita expectativa pela demonstração da equipe.” Como essas palavras, o técnico Rafael Dudamel avaliou a vitória de 2 a 0 do Atlético Mineiro sobre o Union Santa Fé, da Argentina, nessa quinta-feira (20) à noite na Arena Independência em Belo Horizonte.

Os gols do venezuelano Otero e do meia Hyoran, entretanto, não foram suficientes para os mineiros reverterem os três gols de vantagem do jogo na Argentina. O comandante venezuelano encontrou o vilão para mais essa eliminação do Galo: o preparo físico. “Esses mata-matas são decididos em pequenos detalhes. Acho que nos faltou aquela gasolina extra em vários momentos determinantes da partida.”

Derrota na Argentina
Para o meia Hyoran, ex-Palmeiras e Chapecoense, esse foi o principal pecado da equipe. “Demos o máximo. Sabíamos que era muito difícil. A estratégia era abafá-los. E deu certo no primeiro tempo com os dois gols. Pressionamos também no segundo. Mas, não deu. A gente fica triste. O pecado foi a ida lá na Argentina. Não poderíamos ter tomado aqueles três gols”, disse o meia, autor do segundo gol do Atlético, em entrevista à DAZN.

Três zagueiros
A principal novidade da escalação foi o esquema com três zagueiros: Igor Rabelo (pela direita), Réver (como “líbero”) e Gabriel (pela esquerda). “Esses jogadores me permitiram, na rotação de bola, encontrar bons espaços para o Guga e para o Arana nas alas”, avaliou o comandante.

Restante da temporada
Depois da primeira eliminação do ano, resta ao Atlético brigar pelo título do Campeonato Mineiro (no qual ocupa a quarta posição), da Copa do Brasil (na próxima semana haverá o confronto contra o Afogados de Pernambuco) e do Campeonato Brasileiro no segundo semestre.

Outros jogos
Depois de fazer 2×0 na Colômbia, o Millonários foi até La Paz e, com a derrota por 1×0 para o Always Ready, se garantiu na próxima fase da Sul-americana. O Fénix do Uruguai é outra equipe classificada, depois da vitória em casa e do empate fora contra o El Nacional, do Equador. O Emelec do Equador também segue adiante na competição. A classificação veio com 5×0 no placar agregado contra o Blooming da Bolívia

D6

Botafogo-PB vence Campinense e segue invicto na temporada
Confronto marcou a sexta vitória consecutiva do Belo contra a Raposa

O Botafogo-PB venceu o Campinense por 1 a 0, na noite dessa quarta-feira (19), com gol marcado pelo atacante Lohan, ainda no primeiro tempo. A partida era válida ainda pela terceira rodada do Campeonato Paraibano.

Detalhes do Jogo
A partida entre Raposa e Belo aconteceu no Estádio Amigão, em Campina Grande. O público foi tímido nas arquibancadas e a timidez das torcidas passou para o campo. Aos 14 minutos no primeiro tempo, Erivelton cruza a bola na área do Campinense, o goleiro Adilson Júnior acaba falhando na saída do gol e Lohan completa de cabeça para o gol. 1 a 0 para o Botafogo-PB. 

Em grande parte, o time do Belo administrou o jogo, enquanto o Campinense esbarrava nas dificuldades ofensivas e demonstra abalo psicológico por conta dos últimos resultados e da pressão causada pela torcida. Até teve oportunidades para empatar, mas a Raposa definia sem qualidade. 

Após o término da partida, o meia Rodrigo Andrade citou o equilíbrio que o Botafogo-PB teve em campo e que poderia ter feito mais nos contra-ataques oferecidos pela Raposa. “Soubemos equilibrar a partida, com resultado favorável, poderíamos ter matado o jogo em algumas situações mas é manter o que a gente está fazendo nos campeonatos”, frisou o meia campista do Belo. 

Com o resultado, o Botafogo-PB vai a nove pontos e encosta do Treze, segundo colocado, que tem 10 pontos e dois jogos a mais que a equipe pessoense, no grupo A. Enquanto o Campinense, mesmo com a derrota, segue na liderança no grupo B, com sete pontos.

Próximos confrontos
Com essa vitória, o Botafogo-PB contabiliza a terceira no Campeonato Paraibano e a sexta seguida no confronto contra o Campinense e não perde para a Raposa desde o jogo de ida da final do Estadual de 2018. O Belo encara o CSP no Almeidão, em João Pessoa, neste sábado (22), às 16h. Já o Campinense volta a campo só em março, quando encara o Sport-PB no Amigão, em Campina Grande, no dia 2.

D7

Flamengo empata com Independiente Del Valle no jogo de ida
Rubro-negro empata em 2 a 2 com equipe equatoriana

Em uma partida muito disputada, o Flamengo mostrou toda a sua força e empatou em 2 a 2 com o Independiente Del Valle (Equador), no início da madrugada desta quinta (20), no jogo de ida da decisão da Recopa Sul-Americana.

O empate ganha ainda mais importância porque foi alcançado no Estádio Atahualpa, em Quito (Equador), que fica a 2.800 metros acima do nível do mar.

Flamengo modificado
Sem poder contar com o atacante Gabigol, que estava suspenso, o técnico português Jorge Jesus optou pela entrada do meia Diego no time titular.

Mesmo jogando na altitude, o time carioca faz valer a sua maior qualidade técnica no início, e tentava manter a posse de bola, enquanto a equipe equatoriana apostava nos lançamentos longos para aproveitar a velocidade de seus atacantes.

Em uma destas jogadas Jhon Sanchez recebe a bola e é derrubado pelo meia Gerson. O atacante Murillo vai para a cobrança e acerta o ângulo do gol defendido por Diego Alves para abrir o marcador aos 18 minutos do primeiro tempo.

Com a vantagem no placar o Independiente diminui os espaços do ataque do Flamengo, que sofre muito para impor seu estilo de jogo.

A única chance clara do time brasileiro na etapa inicial sai dos pés de Bruno Henrique. O camisa 27 chega a balançar as redes adversárias aos 26 minutos, mas o árbitro anula a jogada após marcar impedimento com auxílio do VAR (árbitro de vídeo).

Virada do Flamengo
Mas na etapa final a partida muda de figura. Para o segundo tempo, o técnico português Jorge Jesus tira o meia Diego e coloca o atacante Vitinho, que dá outra dinâmica ao Flamengo.

Com isso, a equipe brasileira começa a criar chances, em especial com o atacante Bruno Henrique. E é do camisa 27 que sai o gol de empate. Aos 20 minutos ele recebe do uruguaio Arrascaeta, avança em velocidade e bate na saída do goleiro Pinos.

Mas, no lance do gol, Bruno Henrique acaba se chocando com o goleiro adversário e pede substituição.

E o segundo gol da equipe carioca sai justamente do substituto do camisa 27. Pedro entra e, aos 40 minutos, marca após cruzamento de Everton Ribeiro.

E quando tudo parecia indicar que o Flamengo conseguiria uma vitória heroica, o Independiente Del Valle consegue empatar com o volante Pellerano aos 45 da etapa final.

Decisão no Maracanã
Agora o título da Recopa Sul-Americana será decidido no jogo de volta, que acontece no Maracanã, no Rio de Janeiro, na próxima quarta (26), a partir das 21h30 (horário de Brasília).

D8

Fluminense empata e acaba eliminado da Sul-Americana
Agora o Fluminense terá que concentrar as atenções na Copa do Brasil e no Campeonato Carioca

Em jogo de baixo nível técnico disputado nessa terça-feira (18), no estádio Municipal Nicolás Chahuán, o Fluminense empatou em 0 a 0 com o Unión La Calera (Chile) e acabou dando adeus à Copa Sul-Americana.

A desclassificação aconteceu porque no jogo de ida, realizado no Maracanã, as equipes empataram em 1 a 1. Como a competição adota o critério do gol fora de casa, o zero a zero garantiu os chilenos.

Agora o Fluminense terá que concentrar as atenções na Copa do Brasil e no Campeonato Carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Commented