sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

Fragrante ou flagrante?

1) Um leitor indaga se é correto o vocábulo fragrante no seguinte trecho: "Há uma fragrante inconstitucionalidade na composição da Corte, uma vez que não estão sendo respeitadas as proporcionalidades dos quintos".

2) Ora, flagrante pode significar acalorado, inflamado. Ex.: "O casal, sem dúvida, estava tomado de flagrante paixão".

3) Também pode ter o sentido de evidente, de manifesto.  Ex.: "Praticava-se, naquele caso, sem dúvida, flagrante injustiça".

4) Não confundir com sua parônima fragrante, que quer dizer odorífero, perfumado.

5) De modo específico para a indagação do leitor, não há dúvida: o certo é flagrante inconstitucionalidade, e não fragrante inconstitucionalidade.

Flagrante e fragrante são duas palavras parônimas na língua portuguesa, ou seja, possuem grafia e pronúncia similares, mas com significados completamente distintos.

O adjetivo "fragrante" é referente ao que têm odor agradável, algo que é cheiroso ou perfumado. Este termo deve ser utilizado em frases em que o contexto se refira ao aroma ou perfume de alguma coisa.

Exemplo: "A mulher sempre sai de casa muito fragrante"

O termo "flagrante", por sua vez, refere-se aquilo que é registrado, visto ou observado no mesmo instante em que está acontecendo, de forma surpreendida e incontestável, devido a presença de testemunhas.

O uso da palavra "flagrante" é bastante comum em casos de crimes, quando os criminosos são detidos por forças policiais no exato momento em que estão cometendo o delito. Exemplo: "Os bandidos foram presos em flagrante ao tentar assaltar a casa".

Nestes casos, quando determinada situação é flagrante, não há forma de contestar ou negar o que se apresenta como óbvio e notório, devido a presença de testemunhas oculares.

Exemplo: "O menino foi pego em flagrante pelo irmã faltando às aulas".

Saiba mais sobre o significado de Flagrante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Commented