domingo, 23 de fevereiro de 2020

Jornal Correio da Paraíba - Veículos - 23 de fevereiro de 2020

Veículos - Paraíba: Domingo, 23 de fevereiro de 2020 / I1

Novo BMW Série 2 Gran Coupé chega ao Brasil em duas versões
Na primeira semana de março, a novidade chega na versão 218i Gran Coupé Sport GP. A outra versão, M235i xDrive Gran Coupé, chega em maio.

Com linhas arrojadas e novas tecnologias, o novo BMW Série 2 Gran Coupé desembarca em duas versões. A versão de entrada, 218i Gran Coupé Sport GP, chega as concessonárias na primeira semana de março, por R$ 186.950. Já a versão de topo, M235i xDrive Gran Coupé, chegará em maio custando R$ 279.950.


Com destaque na parte tecnológica, o BMW Série 2 Gran Coupé dispõe de atualizações de software online, assistentes de condução e formas de comunicação com o veículo com inteligência artificial. Outra grande novidade é o motor quatro cilindros mais potente da história da BMW na versão de topo, e chegada da última geração do três cilindros na de entrada. O modelo pode ser equipado com tração dianteira ou integral.


Versões
BMW

Interior traz as últimas tecnologias de conectividade, além de acabamento com materiais premium
A versão 218i Gran Coupé Sport GP traz nova calibração para o motor 1.5 turbo a gasolina de três cilindros. Com ela, são gerados 140 cv e 22,4 kgfm, entregues às rodas dianteiras. Por dentro, vem equipado com bancos esportivos, volante revestido em couro, ar-condicionado automático, leitura automática de placas de velocidade e carpete de veludo. A velocidade máxima do carro é de 213 km/h, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 8,7 segundos.

Já a versão M235i xDrive Gran Coupé traz o motor 2.0 turbo, de quatro cilindros, com 306 cv e 45,9 kgfm. Sua grade bipartida apresenta detalhes em aço escovado na parte interna da peça. A versão conta com transmissão automática de oito marchas e tração integral. Em seu interior, há revestimento de couro nos bancos, teto solar panorâmico, faróis de LED e rodas de 18 polegadas com pneus Run Flat. Além disso, ainda traz retrovisor interno eletrocrômico, espelhos com rebatimento elétrico e bancos dianteiros elétricos e com memória. O automóvel chega de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e sua velocidade máxima é de 250 km/h.

“O BMW Série 2 Gran Coupé traz mais emoção, esportividade, design e tecnologias para nosso cliente brasileiro. Para nós, este é majoritariamente jovem, conectado e busca por novas opções que tragam prazer em dirigir, beleza e muita tecnologia”, afirma Roberto Carvalho, Diretor Comercial da BMW do Brasil.

I2

VW Tiguan 2021 aparece com dianteira inspirada no Novo Golf
Estreia deverá acontecer durante o Salão de Genebra no mês que vem; confira mais informações

Após sua primeira aparição no começo de janeiro, o facelift do VW Tiguan volta a surgir no Instagram. Um usuário identificado apenas como Vag Cars fotografou o modelo circulando pela Itália, provavelmente durante a gravação de material publicitário. Apesar da imagem mostrar a versão de cinco lugar, as mudanças deverão ser acompanhadas pelo modelo Allspace, vendido no Brasil.

Se você acompanhou os últimos lançamentos da Volkswagen na Europa, o novo Tiguan já deve parecer familiar. Ele agrega a nova linguagem visual da marca, incorporando elementos da dianteira dos novos Golf e Passat. A grade frontal continua protuberante, mas os grandes faróis da geração atual são substituídos por lustres mais estreitos e esportivos. O parachoque com pegada dinâmica pode indicar que o modelo das imagens é o Tiguan R-Line, a versão topo de linha.



Ainda tratando dos faróis, eles deverão inaugurar os novos LEDs matrix apresentados no VW Touareg e incorporados aos novos Passat e Golf . Apesar de não contarmos com fotos da traseira, as lanternas do Tiguan também devem ficar mais estreitas, com o letreiro do veículo centralizado na tampa do porta-malas.


Por dentro, não seria surpresa se o Tiguan  aparecesse com o novo volante, sistema multimídia e cluster digital. Mudanças mecânicas não são esperadas, mas o modelo, finalmente, poderá contar com uma versão 4Motion de tração integral. A Volkswagen ainda não revelou a data de apresentação, mas o Salão de Genebra (Suíça) que acontecerá no mês que vem é o mais provável.

I3

VW Virtus GTS chega às lojas a partir de 104.940; saiba mais
Modelo vem equipado com motor 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm de torque; pode atingir 100 km/h em 8,7 segundos

Seguindo seu intenso cronograma de lançamentos para 2020, a Volkswagen apresenta o novo Virtus GTS . O sedã esportivo chega às lojas ao longo de fevereiro a partir de R$ 104.940, como um resgate ao legado dos antigos modelos GTS que fizeram muito sucesso entre os anos 80 e 90. O pacote de som Beats inclui mais R$ 2.400, enquanto a pintura metálica sai por R$ 1.470.


Tal como o Polo , o Virtus segue com motor 1.4 TSI de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque, sempre com câmbio automático de seis velocidades. Trata-se do mesmo conjunto mecânico de Jetta e T-Cross. Conforme a fabricante, o novo Virtus GTS pode acelerar até 100 km/h em 8,7 segundos, com velocidade máxima na casa dos 210 km/h.



VW Virtus GTS
João Pedro
Detalhe para o pequeno spoiler pintado de preto na tampa do porta-malas do VW Virtus GTS
Por fora, podemos destacar as rodas aro 17 com acabamento diamantado, a linha vermelha que corta a grade frontal (característica marcante do antigo Golf GTI) e as acentuações em LED nos faróis. Na parte inferior do para-choque, há acabamento no padrão “colméia”.


A Volkswagen encheu a nova linha GTS com acabamentos avermelhados, tanto nas molduras quanto nas costuras do volante. Os bancos esportivos do tipo concha têm apoio de cabeça integrado, seguindo o exemplo de modelos de performance. A central multimídia é a mesma do T-Cross, contando com mostradores com informações de força G, pressão da turbina e velocímetro. Para ter som Beats, um pouco mais caprichado que o que vem de série, são R$ 2.400 extras. E pela printura metálica, mais R$ 1.400.

I4

Ferrari F8 Tributo, sucessora da 488 GTB, é revelada. Estará no Salão de Genebra
Mais potente, moderno, visceral e arrojada, novo supercarro pode acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e atingir 340 km/h

A novíssima Ferrari F8 Tributo é revelada para se apresentar no Salão Automóvel de Genebra 2019, que será aberto ao público entre 7 e 17 de março. Em 2015, quando a marca de supercarros lançou a 488 GTB como substituta do 458 Italia, o alvoroço foi tremendo. Para o evento deste ano, o 488 passará o bastão para a novidade, que traz como destaque o motor V8 biturbo mais poderoso já feito pela Ferrari.




Desenvolve 720 cv e 73,4 kgfm com o seu motor V8 de 3,9 litros sobrealimentado. A nova Ferrari F8 Tributo do Salão de Genebra 2019  conta com a mesma configuração da Ferrari Pista, mas tem 50 cv e 1 kgfm a mais que a Ferrari 488 GTB que sai de linha. Com isso, acelera até 100 km/h em 2,9 segundos , e até 200 km/h em 7,8 segundos. A novivade chega aos mesmos 340 km/h da Pista.



O que mais destaca a nova Ferrari do Salão de Genebra 2019?

Outro motivo para que conseguisse esse desempenho se deve à uma redução de peso. Perdeu bons 40 quilos e agora pesa apenas 1.330 kg, com todas as opções leves incluídas. Além disso, tem uma aerodinâmica 10% mais eficiente. Tudo isso promete uma melhora brutal ao virar tempos em pista.


O visual reestilizado não é apenas mais elegante do que nunca, mas também abre caminho para uma nova linguagem de design da equipe de Maranello em alusão ao modelo 308 GTB original, dos anos 80. Como se não bastasse, a rica herança da Ferrari é visível também na parte de trás, onde a tampa do motor Lexan faz tributo à icônica F40.


Com o lançamento da F8 Tributo , o interior agora traz saídas de ar redondas e um novo volante. Os controles também são novos, assim como as laterais das portas e a tela sensível ao toque de sete polegadas no lado do passageiro. É só ver o quão belo é o seu interior, algo que certamente os visitantes do Salão de Genebra 2019 deverão apreciar bastante.

I5

Chevrolet  Equinox Premier 1.5: mais afiado contra os rivais
Versão com motor menor que o 2.0 gasta menos combustível e com preço mais próximo dos principais concorrentes

A GM deixa a mira do Equinox mais precisa para acertar os rivais no disputado segmento de SUVs médios, do qual fazem parte modelos como Jeep Compass, Peugeot 3008 e VW Tiguan. Agora com novo motor 1.5 turbo, o Chevrolet mantém o conforto e, exceto por alguns detalhes, o nível de equipamentos do Premier 2.0, mas com menor consumo e preço um pouco mais em conta.


Os detalhes aos quais me referi ficam por conta da grade frontal ativa, dupla saída de escape cromada, start-stop e cancelamento de ruído ativo pelos alto-falantes. São itens que não fazem muita diferença no dia a dia e deixam o carro mais caro. Portanto, na nova versão Premier 1.5, o Equinox sai por R$ 159.990, ante R$ 149.990 do J eep Compass Limited 2.0, R$ 179.900 do Peugeot 3008 Griffe Pack 1.6 e R$ 158.990 do VW Tiguan AllSpace 1.4 já com o teto solar panorâmico incluído como opcional.

Equipamento é que não falta no Chevrolet Equinox Premier 1.5. Além do teto solar panorâmico, o carro vem com itens como controle de cruzeiro adaptativo, assistente de estacionamento (gira o volante sozinho em balizas), tampa do porta-malas motorizada, GPS embutido no sistema multimídia, carregador do celular por indução, serviço OnStar, alertas de colisão frontal e de ponto cego, rodas de aro 19, entre outros.


É uma lista respeitável, mas é bom lembrar que o Equinox deverá mudar no ano que vem, quando passará a ter retoques no desenho e a nova central multimídia com acesso à internet via conexão 4G. De qualquer forma, o SUV se mostra bem confortável no dia a dia e com um acerto que também o torna um pouco mais ágil e estável nas curvas que a média dos utilitários esportivos da categoria.

De fato, na comparação com o desempenho do Equinox 2.0 turbo, com seus 262 cv e 37 kgfm, o 1.5 de 172 cv e 27,8 kgfm de torque deixa de ser o SUV supersônico de antes para ficar mais comportado. Ainda assim, o modelo tem fôlego compatível com a proposta do carro e suficiente para ultrapassagens seguras. A relação peso-potência continua adequada, com 9,7 kg/cv. Entretanto, com o câmbio de seis marchas, com relações longas, agora leva mais tempo para embalar. Conforme a fabricante, de 0 a 100 km/h o carro faz em 9,2, ante 7,6 s do 2.0.

Bem que a GM poderia incluir hastes atrás do volante para trocas sequenciais no lugar do botão no topo de alavanca. Porém, há que se elogiar a precisão os freios e do sistema de direção, que sempre funcionam a contento. As rodas de aro 19 montadas em pneus 235/50R também ajudam a manter o carro estável e o isolamento acústico consegue deixar o interior sempre em silêncio. A visibilidade é outro aspecto positivo, inclusive a proporcionada pelos retrovisores com rebatimento automático.


Chevrolet Equinox
O Chevrolet Equinox ainda carece da conectividade wi-fi; GM diz que modelo contará com recurso em breve
A principal vantagem da troca do motor 2.0 pelo 1.5 no Equinox foi a redução do consumo. Conforme os números do Inmetro, o SUV de maior cilindrada faz 8,4 km/l na cidade e 10,1 km/l na estrada, com gasolina, ante 9,5 km/l e 11,7 km/l, respectivamente. Portanto, houve uma melhora de 15%, em média.

Quem precisa de espaço para cinco vai ficar satisfeito com o Equinox. Dá para viajar sem aperto e levar as bagagens no porta-malas de 468 litros, que é maior que os 410 litros do Compass, mas menor que os 510 litros do 3008 e dos cavernosos 710 litros do Tiguan sem os bancos traseiros, configurado para cinco lugares. Aliás, na briga com os rivais, a pedra no sapato que mais incomoda o GM é o VW.

Conclusão
O Jeep é o líder disparado de vendas no segmento. E na versão topo de linha Limited também vem bem equipado, mas o motor 2.0 flex logo será substituído pelo 1.3 turbo que começa a ser produzido em Betim (MG) no final do segundo semestre. O Peugeot esbanja estilo, tem muito espaço no porta-malas e um conjunto bem acertado.


Mas, entre prós e contras, o Chevrolet Equinox 1.5 terá como principal alvo o VW Tiguan 1.4 AllSpace, que também deverá ter retoques no desenho em breve, mas tem boa relação entre custo e benefício, embora fique devendo um pouco de fôlego por ter motor menor. Logo mais, veremos aqui um embate entre os dois aqui, em iG Carros. Aguarde.
Ficha técnica

Preço:  R$ 154.990

Motor: 1.5, quatro cilindros, turbo, gasolina

Potência (cv): 172 cv a 5.600 rpm

Torque (kgfm): 27,8 kgfm de 2.500 a 4.500 rpm

Transmissão: Automática, seis marchas, tração integral

Suspensão: Independente (dianteira) / multibraço (traseira)

Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira

Pneus: 235/50 R19

Dimensões: 4,65 m (comprimento) / 1,84 m (largura) / 1,69 m (altura), 2,73 m (entre-eixos)

Tanque : 59 litros

Consumo:  9,5 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada

0 a 100 km/h: 9,2 segundos

I6

Royal Enfield testa modelo que deve substituir as 500 cc
Maiores mudanças devem ser observadas na mecânica, para que finalmente se adeque às novas regras de emissões de poluentes

Com a chegada do novo motor 650 cc, a Royal Enfield deixou de recolher pedidos para as Bullet 500, Classic 500 e a Thunderbird 500, com o motor antigo. Pouco tempo depois, oficializou o fim da linha para elas e fez uma série especial de despedida. Entretanto, flagras do site indiano  Autocar India apontam que a marca já está trabalhando em uma nova motocicleta que pode ocupar o espaço deixado pelas finadas.



Linha da Royal Enfield. Foto: DivulgaçãoRoyal Enfield: a marca faz a sua estreia no Salão Duas Rodas e promete sucesso. Foto: DivulgaçãoDiferentemente da sobriedade da Chrome, a Redditch tem aparência jovial e customizada.

O foco, com a continuidade da linha 500 cc será, antes de tudo, adequar-se às regras de emissões de poluentes mais recente. Os novos modelos darão continuidade ao projeto que é um dos mais longevos no universo das duas rodas, uma vez que se originou em 1932 e não contou com tantas mudanças ao longo de todo esse tempo. A nova Royal Enfield deverá seguir com o banco inteiriço, as tampas laterais quadradas e o paralama traseiro grande.


Seu motor monocilíndrico de 499 cc de cilindrada, refrigerado a ar, que antes produzia 27,2 cv e 4,2 kgfm, poderá, entretanto, ver seu rendimento ser ligeiramente alterado, em um novo acerto de mistura ar-combustível — para ser aprovado nas emissões de poluentes.

Equipamentos

Concepção quase centenária deve sofrer apenas algumas mudanças menores no exterior, para conferir um pouco mais de modernidade
Se não mudar em relação às Bullet 500 e Classic 500 que saíram de linha nos outros componentes mecânicos, as suspensões seguirão o padrão e o garfo telescópico com tubos de 35 mm de diâmetro e curso de 130 mm na dianteira, junto a dois amortecedores a gás na traseira. O curso de 80 mm e o ajuste na pré-carga das molas foram pensados para dar mais conforto. Com 190 kg de peso total, o chassi tubular tipo diamante faz, por sua vez, com que tenha rigidez.

Já o painel da nova Royal Enfield pode permanecer com dois instrumentos redondos que ficam embutidos sobre a mesa superior da suspensão dianteira, onde também está o farol, duas luzes de posição e a chave de ignição. Nele, estão contidos velocímetro analógico com hodômetro total e as luzes-espia. Entre elas, três indicadores do sistema de injeção de combustível, do ABS e de alerta de reserva no tanque de combustível.

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