sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020

O adjetivo massivo existe?

1) Indaga um leitor se existe massivo e acrescenta que, apesar de empregado amiúde, tal vocábulo não é registrado em dicionário algum.

2) Observe-se, de início, que não se põe em discussão, nem de longe se quer diminuir os relevantes serviços que os dicionaristas prestam ao idioma.

3) Mas se deve dizer aqui, todavia, que, por delegação legal específica, incumbe à Academia Brasileira de Letras a elaboração do rol dos vocábulos pertencentes ao vernáculo, e ela o faz pela edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, uma lista das palavras que integram oficialmente nosso idioma, com sua grafia oficial, seu gênero (masculino ou feminino), categoria morfológica (substantivo, adjetivo), etc.

4) Adiciona-se que, nos primeiros meses de 2009, veio a lume a quinta edição do VOLP, e nela se encontra regularmente registrado o vocábulo massivo, com a especificação de que se trata de um adjetivo.1

5) Oportuno é fixar que, incumbida por lei específica para a confecção do VOLP, a ABL goza de autoridade para, nesse campo, dizer o Direito, motivo por que, ao consultá-lo, legem habemus e devemos prestar obediência a suas determinações, como devemos fazer em relação aos demais diplomas legais.

6) Ante um tal quadro, duas situações precisam ser diferenciadas: I) se o VOLP não registra uma palavra, e um dicionário o faz, é de forçosa conclusão que tal vocábulo não existe oficialmente em nosso idioma; II) se o VOLP registra uma palavra, e os dicionários não o fazem, nem por isso o vocábulo deixa de existir oficialmente em nosso idioma.

7) Para consultar as palavras existentes no VOLP, é só acessar o site www.academia.org.br.

8) Feitas essas ponderações, especifica-se que o adjetivo aqui considerado significa, em última análise, sólido ou maciço, como é de fácil percepção nos seguintes exemplos: I) "O magistrado fez acompanhar sua sentença de massivos argumentos doutrinários"; II) "Massiva jurisprudência confirma a tese ora esposada".


Já era. Agora é impossível afirmar que massivo é uma palavra que não existe em português. Com o sentido de compacto, de que tem grande massa, quantidade, grande escala ou proporção”, massivo já está presente em muitos textos.
Eduardo Martins, em seu “Manual de Redação e Estilo”, é taxativo: “Só existe na informática ou na internet. Nos demais casos, use maciço, compacto ou enorme.”.
Os dicionários “Houaiss” e “Michaelis” não registram o verbete. Já para o “Aulete Digital”, é uma palavra como outras. Está lá.
Para bater o martelo, o Volp (Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa) registra. Existe e ponto.
Maria Helena de Moura Neves, em seu “Guia de uso do português”, no verbete “maciço”, conta que a forma massivo, do inglês “massive”, é usada mais na imprensa. Ela constata que em geral a palavra acompanha substantivos abstratos, como apoio, consumo, sucesso e uso.
E parece ser esta a tendência de diferenciação de uso que já se nota: massivo para substantivos abstratos e maciço para os concretos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Commented