quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

Sou de ou do Mato Grosso?

1) Um leitor indaga, em suma, se o correto é usar ou não o artigo definido o antes de Mato Grosso. Em outras palavras, na prática, quer confirmar se o correto é dizer "Sou de Mato Grosso" ou "Sou do Mato Grosso".

2) Ora, em termos gerais, pode-se dizer que o artigo definido "se junta ao substantivo para indicar que se trata de um ser claramente determinado entre outros da mesma espécie", como em "O Governador foi muito aplaudido durante a convenção"; já o artigo indefinido "se emprega para mencionar um ser qualquer entre outros da mesma espécie", como em "Um Governador foi muito aplaudido durante a convenção".

3) O emprego do artigo definido antes de nomes próprios de pessoas denota intimidade, enquanto sua ausência indica formalidade: a) "Conversei com o José" (intimidade); b) "Conversei com José" (formalidade).

4) No que tange aos estados brasileiros, embora sua presença ou ausência seja uma questão de uso, o certo é que os gramáticos são unânimes quanto à questão aqui trazida pelo leitor.

5) Desse modo, Celso Cunha lembra que "a maioria [dos estados] leva artigo", mas Mato Grosso está entre aqueles com os quais não se usa, juntamente com Alagoas, Minas Gerais, São Paulo, Goiás, Pernambuco, Santa Catarina e Sergipe. Diz-se também as Alagoas. O comédia do Luiz Antônio Sacconi diz que 'São usados sem artigo: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Os demais estados exigem o artigo: o Amazonas, o Pará, o Ceará, a Paraíba, a Bahia etc. Artigo facultativo: Alagoas e Minas Gerais'

6) Rocha Lima, por seu lado, de modo prático, aponta o modo como se deve dizer: "ao Pará, a Pernambuco, a Mato Grosso, ao Paraná".

7) E Evanildo Bechara resume a questão, incluindo a solução para a dúvida aqui analisada: "dispensam artigo os nomes dos seguintes estados: Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco e Sergipe. Embora seja mais comum na literatura clássica, diz-se também as Alagoas".

8) Diga-se, portanto, "Sou de Mato Grosso" e "Estive em Mato Grosso", e não "Sou do Mato Grosso", ou "Estive no Mato Grosso".

9) Tem integral procedência, desse modo, como não é difícil perceber, a citação do advogado e poeta Gentil Bussik, trazida pelo leitor: "Quem diz que é do Mato Grosso, não é de Mato Grosso".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Commented